digital lomopics retrospectivê

Eu detesto fim de ano. Quase não tenho memórias disso e praticamente todas que tenho são um lixo. Demorei muito, quando criança, pra descobrir a existência desse fenômeno. Interligar a festa, os fogos, a reunião, a marcação de um recomeço. O ano acabar me deixa deprimida, e nem sei direito porquê. A virada do ano me exclui, me faz só. Ainda ontem pensava que faltava uma semana pra esse momento, e todas essas coisas vierem a tona: abandonei a chance de comemorar com meus amigos na praia (e agora é claro que nunca quis de fato), abracei com nojo passar quase que totalmente sozinha, mentindo pra mim mesma que não é o fim do mundo.

Ultimamente tenho tirado muitas fotos com a minha câmera antiga, ganhei ela quando tinha uns nove, dez anos, de Natal, da minha mãe. Ela é uma cyber-shot rosa, que sempre ficava com fotos tremidas. Como ainda não tenho dinheiro para comprar uma câmera legal estou tentando praticar usando ela mesmo, acabei descobrindo algumas funções onde da para configurar o ISO e umas coisas assim e é muito legal porque faz parecer que eu sei algo. Uma coisa que notei é que as fotos mudam muito (para pior) do visor da câmera para o monitor do computador, e isso me inspirou para chamar essa prática de digital lomopics, por causa do conceito da lomografia, outra coisa que descobri recentemente. 














Fevereiro
Soneca, uma das minhas gatinhas, demonstrando como essa câmera tem uma longa exposição natural.












Março
No dia que fomos gravar o clipe para a música Daddy Sucks da banda do meu namorado. Infelizmente o clipe ainda não esta pronto porque o pessoal da gravadora perdeu os arquivos da música e eles ainda não encontraram outro lugar para gravar por aqui. Acredito que até isso acontecer a gente decida regravar tudo de novo adoaksodk

Agosto
Gosto muito muito dessa foto. É a cozinha da casa da minha avó. 




Setembro
As duas primeiras são num ensaio da banda. Todas as outras são de um dia eu e meu namorado decidimos fazer um ensaio bem trash fotográfico para testar a câmera. Ainda não sei porque ela faz tudo ficar amarelado. 

Novembro
Minhas amigas no corredor do Campus de Bento Gonçalves do IFRS, de quando passamos três dias lá para um evento acadêmico de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Depois dessa foto nós fizemos um stop-motion bem tosco.  






















Dezembro
A primeira foto sou eu quando um amigo que quase nunca vemos (porque se mudou para Porto Alegre e começou a namorar) veio para cá, nós fizemos uma janta com pasteis de brócolis, queijo e milho. A segunda é a Valentina, minha amiga que cursa artes visuais, nós tínhamos acabado de colar lambe-lambes na rua.

As próximas quatro fotos são do Natal, eu e meus amigos organizamos um Natal (com amigo secreto) só nosso todo ano, esse já é a quarta edição e sempre é na casa de alguém diferente. Na última foto do Natal é meu amigo do Canadá, o Vitor. Ele não é do Canadá de verdade, mas ta fazendo um intercambio onde ele mora com uma host family e faz todo o ensino médio lá, nós vemos ele só duas vezes por ano, nas férias de inverno (quando ele tem férias de verão) e no Natal (quando ele tem férias de inverno). Infelizmente ele já vai voltar pra lá nesse fim de semana, e só volta no meio do ano pra ficar alguns meses no Brasil até começar a faculdade, pois já vai ter concluído o ensino médio. Ele tem até anuários que nem nos filmes. As outras três fotos foi quando nós estávamos voltando pra casa do Natal e achamos esse estacionamento recém construído e vazio. 

Pra finalizar, fotos do último fim de semana. Esse dia foi muito divertido! Fizemos cookies na casa do Pedro e brincamos com os mini cachorros dele. Depois fomos para a casa do Vitor, fizemos panquecas com várias opções de recheios vegetarianos, comemos picolés e fomos no ofurô. A última foto eu tirei hoje da minha gata, Marie, mãe da Soneca (da primeira foto).  

14 comentários

  1. Oi, Gabi.

    Primeiramente, achei fantástico o fato de uma garota fã de fotografia ser namorada de um garoto que está numa banda. Eu não sei, se parece com um filme adolescente. Eu gosto disso. Consigo ouvir uma música do The Strokes tocando na minha cabeça enquanto olho para essas fotos. Eu as amei, aliás. Eu adoro olhar para fotos e imaginar a história por trás delas, e os momentos antes e depois de cada.

    Eu espero que esteja se sentindo melhor. Eu também fico deprimida nos fins de ano. Sempre fico pensando nas coisas que fiz e que podia ter feito muito mais. Mas esse ano bateu o recorde de ser aquele em que eu menos me arrependi do que deixei de fazer. Porque eu fiz muita coisa, e me diverti muito. Esse foi até um dos motivos da tristeza pré fim de ano: eu me diverti tanto e estava com expectativas de que o próximo ano seria ainda melhor, principalmente com os meus amigos. Mas isso meio que ruiu em novembro, quando eu descobri umas coisas que meio que comprometem meus amigos eternamente a outros caminhos, diferentes daquele que tínhamos planejado: todos nos mudarmos pra morarmos juntos e dividirmos um aluguel e fazermos faculdade na capital (rj). Isso é bem triste. Eu tenho a sensação de que uma hora ou outra vamos seguir caminhos diferentes e nos afastar, uma hora ou outra sabe? Gradualmente e de repente. Toda vez que nos encontramos eu fico com esse gosto de despedida na boca. Mas enfim. O ano novo foi bem divertido, apesar dos pesares. As fotos são muito bonitas, e eu gosto do efeito que o amarelado dá. Eu imagino que às vezes incomode, dependendo da luz, mas eu acho bonito. Senti muita nostalgia com a foto da casa da sua avó, quase consegui sentir cheirinho de café e histórias de infância engraçadas.

    COOKIES! No natal, fiz cupcakes com chocolate meio amargo como "presente" pros meus amigos. Ficaram deliciosos e macios e estou muito feliz. Meus amigos disseram que seria uma boa ideia eu vendê-los, mas não sei como faria isso.

    Acho ofurô a coisa mais chique e relaxante, mas nunca experimentei. Queria.

    Espero que esteja se sentindo melhor, e que esse ano você viva ainda mais memórias e coisas incríveis que ano passado, e que se sinta melhor sobre isso. E eu espero que eu também. Que esse ano seja bom pra gente, e o clipe de Daddy Sucks saia. E que você poste aqui pra gente. Felicidades, Gabi.

    Beijo, até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! gostei muito de saber disso soakdosk XD até parece que minha vida é interessante. de fato ando me sentindo bem, e esse ano esta sendo bem legal ate agora. é muito bom ver que as coisas estão indo bem para tantas pessoas! sobre a separação dos amigos, vou passar por isso esse ano e esta me afligindo de uma forma... mas com certeza se vocês são amigos de verdade vão arranjar um tempo (mesmo que depois de muuito tempo) para se encontrar e se divertir ☆ eu tenho medo desse fim de ensino médio, a sensação de solidão, a mudança de vida, de pessoas, de casa... é tão cheio de esperança e medo AAAA! espero que tu passe na faculdade que quiser e vá muito bem! boa sorte!!

      também gosto do efeito amarelo, mas as vezes parece que ele ta em tudo e cria um padrão que me incomoda. eu acho que tenho dificuldades pra fazer cupcakes, porque só fiz umas duas vezes a muito tempo e deu super errado. muito legal tu ter feito esses presentinhos caseiros, também adoro presentear meus amigos com coisas que faço, como desenhos. super concordo com eles, tem que vender!! eu tenho uma amiga que vende bolo de chocolate na aula e faz muito sucesso porque nossa cantina não tem muita variedade e a escola só da banana de lanche.

      ofurô é exatamente isso saodksoa porém nesse dia estava meio desconfortável pois a agua estava muuuito quente. também espero que esse ano seja repleto de coisas boas e memórias bonitas, para todas nós :) também estou muito ansiosa com o clipe, e com certeza vou mostrar aqui!! obrigada pelo carinho, um grande abraço e até <3

      Excluir
  2. Oi, Gabi.
    Adoro posts assim. Com muitas fotos, fatos pessoais e pessoas que inspiram. Seu blog é um amor e meio que um gatilho pra que eu volte a postar no meu. De uns tempos pra ca venho tentando me descobrir, voltar a gostar de escrever nele e sempre falhava mas depois de ver suas fotos eu me animei. Preciso escrever por mim e pra mim. Obrigada ♥️

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiee! também gosto de ler e escrever coisas assim, fico muito contente que te inspirei e fui um gatinho do bem daskdopaskd precisa sim! escrever, fotografar, desenhar, pintar, fazer... por ti, pro teu bem ♥️ obrigada pelo carinho ♥️♥️

      Excluir
  3. (Eu tenho dificuldades com finais de ano também, confesso.)

    Sabe, eu gosto da cyber-shot! Praticamente todas as fotos d'As moscas na janela foram tiradas com uma que temos desde 2007 e ainda cumpre bem seu trabalho... Sem falar que ela é levinha, então dá pra levar pra todo lado, haha!

    Suas gatinhas são um amor, e eu adorei todas as suas fotos.

    Espero que seu 2020 seja repleto de encantos e muitos registros!

    Abraço enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que vi esse problema com fins de ano não é tão incomum assim

      também gosto dela, e realmente ela é muuuito portátil da ate pra levar no bolso asdkasok não sabia que usava uma também, as tuas fotos são muito bonitas e até parece que a qualidade é maior que a minha que acredito ser de 2008 ou 2009. elas são umas fofoletes mesmo ♥️ é ótimo saber que gostou das fotos :) também espero que tu tenha um 2020 incrível!! um abraço e tudo de bom ♥️♥️

      Excluir
  4. Oie Gabi!!!!
    Adorei seu comentário fofo lá no blog.Obrigado por me motivar a continuar escrevendo. Tenho um love and hate relationship com o ano novo. Se dependesse de mim seria Dezembro 30 e aí 1 de janeiro, sabe? Todo mundo desejando as mesmas coisas para todas as pessoas. Parece até comercial de produto.

    Gostei muito das suas fotenhas e como você tirou um tempinho para deixar a gente navegar no seu mundo. Confesso que estou gostando do blog, esse mundinho mais detalhado, com cores e SEM FILTROS e alterações. Não entendo muito de câmeras fotográficas, mas os efeitos ficaram bacana. Junto com a história, parecia que eu estava lá com você.

    Beijos!

    www.lolahurricane.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!! eu adorei conhecer o blog logo no início, com certeza vou descobrir e me inspirar muito por lá :) achei essa ideia de acabar com o dia 31 sensacional dsokdaopkdsa realmente, é uma época que inicia algo novo mas na verdade é só uma repetição cheia de falsos desejos.

      que bom saber disso, e ver como consegui passar histórias e sentimentos mesmo sem grandes intenções. tenho muito amor pela blogosfera, e espero que tu também crie vários laços, aprenda e se expresse bastante por aqui ☆ fico muito feliz com tua presença, obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  5. Eu gostei muito do efeito amarelado das fotos, de verdade. Gostei dos momentos que você registrou, espero que continue, mesmo você achando que sua câmera não é muito boa.
    Fico feliz que esteja colando lambes e expressando sua arte! Vi que colocou alguns links meus no seu post sobre zines e me senti bem alegre com isso <3 sinto falta de fazer zines físicos, estava pensando nisso esses dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou adorando fotografar ultimamente, vou continuar sim!! Infelizmente anteontem deixei a camera na minha mochila junto com uma garrafinha de água não muito bem fechada e vou ver agora se ela só não ligou por causa bateria, espero que seja só isso mesmo.

      AAAAA!!! Fico muito contente em saber que te deixei feliz com isso, tu me inspira demais demais demais Bruna <3 foi no teu blog que descobri que era lambe-lambe, que me aprofundei nos zines e conheci vários artistas fodas, muito obrigada de coração <3 faz zine fisico siiim!! eu adoro teus zines, e sempre me identifico com alguma coisa da história :)

      Excluir
  6. oi, Gabi!

    Olha, também não sou muito fã de fim de ano. Acho que a melhor virada que já tive foi deitada no sofá, comendo pipoca e maratonando a segunda temporada de Stranger Things, hehehe.
    Adorei suas fotos! Acho que mais importante que uma câmera boa, é o sentimento que você passa com os clicks, e tem muito sentimento e história nessas fotos. Isso que importa. Não pare de fotografar!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Le!

      essa virada deve ter sido super aconchegante! Eu queria poder juntas todas as pessoas que não gostam tanto do ano novo e convidar para um evento de ano novo só que nada a ver com o ano novo tradicional, com sessões de filmes slasher, competições amigáveis de comida, espaços para fazer coisas como criativas, espetáculos...

      concordo totalmente sobre o sentimento e história serem muito mais importantes que a qualidade. não vou parar nunca, porém ando bem menos fotográfa odskaso a camera que usei pra tirar as fotos desse post estragou :c já consegui outro mas ainda não me adaptei com ela.

      um grande abraço! foi ótimo te conhecer c:

      Excluir
  7. Oi, Gabi! Eu tô maratonando seu blog igual uma maluca, gostei muito dele, do jeito que você escreve, se expressa e tudo mais. E queria dizer que AMEI as fotos, ficaram muito lindas e desconhecia esse conceito chamado lomografia, esse estilo de foto sempre me atraiu muito e nem sabia que tinha um nome. Sempre curti tirar fotos assim e todo mundo sempre me achou meio doida por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vitória! aaa fico supeeer feliz com isso :) obrigada pelo carinho! a lomografia é demaaais um dia ainda quero usar uma lomography de verdade pra ter a experiência original sdokadsosa fiquei curiosa pra ver tuas fotoos!! inclusive abri teu blog aqui (ainda não li mas vou fazer isso a seguir) e adorei o designe e as cores, fiquei feliz só em olhar! foi um prazer te conhecer!!

      Excluir