pilha de revistas maneiras

Capitolina Vol. 1
"Criada por jovens que sentiram falta de ter suas experiências representadas na mídia para este público, a revista tem a intenção de estabelecer um diálogo honesto com as leitoras, sendo acessível e interessante de forma inclusiva, sem restrições de classe social, raça, orientação sexual, aparência física, ou qualquer outra forma de interesse[...]"

"[...]buscamos abarcar os mais variados assuntos para que as mais variadas garotas consigam se encontrar na revista. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são. Além disso, buscamos mostrar para nossas leitoras as belezas de suas próprias vidas, ao contrário de criar um mundo aspiracional. Para nós, é imprescindível que as garotas vejam suas realidades como algo que deve ser apropriado, em vez de negado. Assim, a Capitolina tem como um dos intuitos mostrar às suas leitoras que as dificuldades pelas quais elas passam são válidas e também possíveis de se resolver sem a necessidade de recorrer a um mundo fictício. E que, apesar de seus problemas, o mundo em que vivem é, sim, um lugar fantástico."

Capitolina começou em 2014, é uma revista online independente e a que eu acompanho mais e a mais tempo. A equipe é composta com mais 30 colaboradores, entre fotografas e ilustradoras, há muitas entusiastas e estudante responsáveis pelas colunas artes, se liga (música), saúde, esportes, relacionamentos & sexo, culinária & fvm, tech & games, fala mais, poéticas, sociedade, ciência e tecnomania, e educação. 

As matérias são muuito bem feitas e interessantes, sempre aprendo algo novo e termino o texto com muitas ideias e questionamentos sobre a vida, definitivamente faz pensar e querer saber mais sobre.  Mais ou menos mensalmente a Capitolina tem uma tema o qual tem a ver com as principais matérias da temporada, fora da internet já possui duas edições impressas. 

 ilustração de Fernanda Kissy para a OvelhaMag
A Ovelha também começou em 2014, e o nome é uma maneira irônica de apontar como as mulheres são comumente vistas pela sociedade. A leitora seria o ponto fora da curva que, como Rita Lee canta, é uma ovelha negra. Ela não é como todo mundo. Ela é única.

Tem 5 colunas principais: inspiração, cotidiano, entretenimento, estilo e música, e busca atender as mulheres que não se sentem representadas pelas revistas e jornais convencionais. As matérias também são incríveis e muito inspiradoras!! Confesso que conheço a um certo tempo, mas sempre esquecia de acompanhar, porem estou visitando mais ultimamente. Já conheci muitas artistas, descobri e me diverti muito pelas páginas da Ovelha.     

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
No ar desde 2015, Minas Nerds é uma iniciativa para ampliar a voz e representar as mulheres no meio geek e nerd. A equipe também é presente em eventos de cultura pop, palestras, mesas de discussões e ate curadorias. 

Mesmo o assunto principal sendo cultura nerd, as matérias não se prendem a uma só coisa e sempre incluem questões sociopoliticas, incentivando o protagonismo feminino, analisando o impacto dessa cultura na sociedade e debatendo, questionando e compreendendo o modo como ela é pensada e produzida a partir de um ponto de vista feminio e feminista. 

A minha série favorita é "Um guia dos quadrinhos das minas", que em cada edição lista uma série de quadrinistas incríveis! Além da coluna das HQs, tem cinema e tv, games, estilo nerd (focado em cosplay), feminismo, literatura, música e ainda mais o podcast, MinasCast

Cabeça Tédio - Punk Feminista

Uma das minhas maiores inspirações, Cabeça Tédio, criado em 2006 e não mexido desde 2018 é a minha enciclopédia suprema do Riot Grrrl. 

"Nosso objetivo é falar sobre cultura feita por mulheres (e estimular que ela se desenvolva, sempre), seja ela contra-cultural ou não, seja feita por meio de música, zines, documentários ou outras plataformas. Tentamos sempre traduzir materiais sobre Riot Grrrl para que quem não lê em inglês tenha acesso a informação sobre o assunto. Nos afastamos e repudiamos valores sexistas, machistas, racistas, homofóbicos, capacitistas, especistas, transfóbicos e antiquados, pois o pessoal é político."

Riot Grrrl + Punk Feminista + Zines + Contra-Cultura + Faça Você Mesma

5 comentários

  1. Oi, Gabi tudo bem? Informação é sempre essencial. Achei bacana essas revistas. Abs!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi, Gabi! que bom te ver por aqui! <3
    meu, que post incrível, sério. eu adoro muito coisas que são cheias de referências assim e tive um orgasmo visual ao perceber que, quando terminei de ler o post, estava com várias novas guias abertas. recentemente eu tenho me interessado muito por revistas e editoração, mas só "acompanho" umas mais conceituadas e mais famosas. nunca parei pra pesquisar sobre revistas mais independentes e você ter trazido aqui suas favoritas foi muito legal. eu adorei todas pelo que pude olhar até agora, mas principalmente a Ovelha: gosto muito quando entro em um site e não sei onde clico primeiro porque é tudo muito interessante agsfahsjk.
    pra ser sincera, eu conheço duas revistas digitais independentes (as duas pararam de publicar há um ou dois anos), e as duas tinham pautas mais voltadas também pro feminismo e representatividade feminina etc, mas nunca consegui me identificar completamente porque eram estrangeiras e eu acredito muito nisso de aproximação por identificação, então acaba que esses conteúdos feitos por mulheres brasileiras têm uma proximidade tão maior e isso acaba tendo um valor tão maior no coraçãozinho, não sei explicar.
    enfim, EU AMO TEU BLOG (desculpa gritar, fiquei empolgada) e obrigada por compartilhar coisas com a gente!
    beijinhos beijinhos e até a próxima!!

    tartaruga astronauta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii! é ótimo te ver também bia c:
      aaaAaaAAaA amo isso também, ficar cheia de abas e referencias e terminar de ver tudo com várias ideias e vontade de fazer mil e uma coisa, uma das melhores sensações do mundo!! gosto muito de coisas independentes, não só pela causa de apoiar "pequenos negócios", mas tem uma coisa mágica nesses pequenos negócios, nas coisas pequenas e autorais, que distoa das grandes coisas. provavelmente é o amor envolvido sdoaskdokas também curto muito editoração, publicações... todo esse mundo do papel e impressão.

      que revistas são essas? fiquei super curiosa pra conhecer mais mesmo elas não estando mais ativas. e sim, é muito melhor, mas representativo quando estamos realmente criando um vínculo com o conteúdo e isso fica bem mais fácil quando são pessoas com origens e vivências semelhantes as nossas. ultimamente tenho pensado muito nessa coisa da cultura e tal, porque achamos tudo que não é do brasil tão melhor, mais cool, e é porque somos muito desinformados sobre o que é produzido aqui, vemos as coisas com um olhar mais preconceituoso acho. quando era criança tinha muito esse tipo de pensamento nada a ver, mas é porque somos meio que ensinados a pensar assim.

      fico muito muito muito feliz em saber que gosta daqui, e essa empolgação foi praticamente um abraço!! c: amo escrever aqui e falar sobre coisas que gosto, e ver como consigo deixar outras pessoas feliz e sabidas de várias coisas diferentes XD um grande abraço e tudo de bom!!!!!!

      Excluir
  3. Ahhhh, Capitolina <3 ilustro pra ela já faz um tempinho, amo as matérias!
    Ovelha e MinasNerds são maravilhosas, já me apoiaram artisticamente!
    Fico triste pelo sumiço de Cabeça Tédio, gostava muito dos posts :c

    Conheço outras revistas: AzMina, Garotas Geeks, Delirium Nerd, Hysteria e Nó de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiim, tua arte combina muito com a revista! na verdade todo mundo que ilustra pra ela tem uma harmonia muito grande com as colunistas (do meu ponto de vista). que massa saber que tu também acompanha a Cabeça Tédio, é um lugar muito precioso pro movimento riot grrrl no brasil. conheço essas um pouquinho a maioria, mas vou dar uma olhada mais profunda, obrigada pelas indicações :)

      Excluir