oi, pedro

 Caro Pedro,

estou desde às 16h ansiando por escrever essa carta, muitas coisas me atrapalharam inclusive eu mesma, por isso estou escrevendo agora ao invés de lavar a louça que é o que eu realmente deveria fazer. Estou inspirada para escrever cartas porque recentemente (ontem) vi um filme sobre uma escritora que começou a plagiar cartas de escritores mortos para ganhar a vida, esse filme é baseado no livro que a própria escreveu depois dessa grande aventura - história real!. E eu ando muito nessa de filmes sobre escritores, gostaria de saber se tu tem alguma indicação de filme em que o protagonista seja escritor. Eu sou péssima escrevendo e sinto que só declino cada vez mais porque não sei mais pontuar nem acentuar e sinto estar desaprendendo a escrever as palavras corretamente. Culpo a internet e talvez a mim mesma por estragar meus planos de criança de ser poeta. Sabia que era isso que eu queria ser quando tinha uns 7 anos? Eu era fã da Cecília Meireles. 

[...]

Tinha mais algo que queria te falar mas esqueci. Ahh sim!! Pensei que a gente poderia fazer um apanhado de fotos no pinterest ou algo assim para fazermos uma releitura outro dia que a gente combine de se ver. Pensei em fotos bem experimentais meio fotoperformance como essas da Valie Export ou da Franchesca Woodman. Mas pode ser algo mais anos 2000 ou mais ensaio de moda ou outra coisa.

Valie Export
Franchesca Woodman
Franchesca Woodman

Faz meses que penso sobre surrupiar um livro específico da biblioteca por muitos motivos: 
1) Gosto muito desse livro 
2) Ele é antigo, ou seja logo vai estar no pegue e leve que eles deixam lá na frente
3) Eu mereço isso de presente de aniversário de mim mesma
4) A primeira vez que encontrei esse livro estava pensando justamente que queria ler aquela história (sem saber que existia algo tão específico) e lá estava ela na minha cara

Então sempre que eu passo na frente da biblioteca penso em como eu queria aquele livro e hoje eu entrei lá e sabe de uma coisa? Não pode ficar passeando pelos corredores, tem uma delimitação entre a porta e o balcão feita de mesinhas que impede de entrar no resto da biblioteca, até perguntei se não podia mesmo entrar e a mulher disse: não. Eu acho isso meio sei lá porque só da para escolher os títulos que estão sobre as mesinhas que são menos de uns 50 acho. Assim eu não pude roubar aquele livro, ainda. Acho que vou ir lá amanhã e perguntar se eles pretendem por ele no pegue e leve. Como não havia nenhum título do meu interesse exposto olhei os do pegue e leve e trouxe vários, tinha uns com contos e versos do Drummond e tinha até uma peça do Chico Buarque. 

Era isso tudo que eu tinha pra te contar, desculpa ficar te enchendo com tudo isso ultimamente sinto que tô incomodando o tempo todo e não sei é coisa da minha cabeça ou sei lá.

Atenciosamente e graciosamente,

Gabriela Bittencourt

PS: um poema de Angélica Freitas para acentuar o tom cartal:

querida angélica 

querida angélica não pude ir fiquei presa
 no elevador entre o décimo e o nono andar e até
 que o zelador se desse conta já eram dez e meia 

querida angélica não pude ir tive um pequeno 
acidente doméstico meu cabelo se enganchou dentro 
da lavadora na verdade está preso até agora estou 
ditando este e-mail para minha vizinha 

querida angélica não pude ir meu cachorro
 morreu e depois ressuscitou e subiu aos céus 
passei a tarde envolvida com os bombeiros 
e as escadas magírus 

querida angélica não pude ir perdi meu cartão 
do banco num caixa automático fui reclamar 
para o guarda que na verdade era assaltante 
me roubou a bolsa e com o choque tive amnésia 

querida angélica não pude ir meu chefe me ligou 
na última hora disse que ia para o havaí 
de motocicleta e eu tive que ir para o trabalho
de biquíni portanto me resfriei 

querida angélica não pude ir estou num 
cybercafé às margens do orinoco fui sequestrada 
por um grupo terrorista por favor deposite 
dez mil dólares na conta 11308-0 do citibank 
agência valparaíso obrigada pago quando voltar

--- fim da carta

Essa carta é 100% original embora não esteja na íntegra e tem comprovante de autenticidade concedido por mim mesma a autora aqui mesmo nessa frase. Eu escrevi e enviei essa carta por email agora mesmo, como sempre faço com meu amigo Pedro,  e decidi salva-la aqui também porque faz um tempo que paramos com isso e acho que ela mostra muito de como estou agora e agora nesse exato momento estou muito escrita e cartas e falação. 

9 comentários

  1. eu também era fã da cecília meirelles!!

    muito triste não poder entrar na biblioteca. espero que eles coloquem o livro no pegue e leve (esse nome é muito engraçado), pra você poder ganhar esse presente. qual é o livro, aliás? fiquei curiosa!

    e queria dizer que AMEI o poema no fim da carta. dei um sorriso ótimo, do qual eu estava precisando (os últimos dias têm sido bem difíceis). aposto que pedro também vai gostar!!

    abracinhos,
    arantxa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (p.s.: gostei TANTO desse poema que falei dele pros meus amigos e vou ganhar o livro de presente!! hahaha)

      Excluir
    2. eu ainda sou!! ela é ótima!

      sim, também acho engraçado osakodksao estou torcendo para eles me darem quando passar por lá de novo. é o diário de um adolescente da sue townsend, já falei sobre ele por aqui uma vez quando reli. são relatos de um guri inglês nos anos 1980, é muito engraçado!!

      eu também amooo!! todo o livro é perfeito, muito sortuda tu por ganhar ele de presente. eu li o ebook mesmo, mas espero algum dia comprar o fisico. depois me conta qual teu poema favorito? eu tenho 3 ou 4 marcados como favoritos, esse é um deles.

      obrigada pelo carinho ❤ abraçooos!!

      Excluir
  2. Amei as fotos que você selecionou, imaginando agora como ficaria com você nelas ksksksks
    Espero que consiga o livro que você tanto quer, INVADA A BIBLIOTECA QUANDO ESTIVER FECHADA!!!
    Eu nunca tinha visto esse poema e meu deuss Amei dmss, anotando já o nome da autora para comprar os livros skksksskjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!! essas artistas são minhas inspirações! eu estou com o livro nesse momento jsaodksapok há uns dias atrás retirei ele com a minha conta da biblioteca e estou torcendo para que ninguém de lá me ligue pedindo de volta e caia pelo esquecimento. espero também que me mude de cidade antes de precisar retirar algo lá novamente sdkasdoksapdokasods essa autora é demaaais eu descobri o livro numa lista de leituras obrigátorias para algum vestibular e também quero muito ler mais coisas dela :)

      Excluir
  3. gostei de ler sua carta e o jeito que você conta as coisas, de verdade. e amei a seleção de fotos, não conhecia as fotógrafas que você citou mas estou procurando agora. e também não conhecia o poema e a poetisa no final, mas salvei pra procurar também! enfim, eu acho muito legal como dá pra descobrir tantos artistas pelo seu blog, suas referências são muito boas
    espero que você consiga entrar na biblioteca e pegar o livro que você quer, e fiquei curiosa pra saber qual o filme que você viu. não sei se conta porque a escrita não é tão principal no filme assim, mas conta comigo tem um protagonista escritor e é um dos meus filmes favoritos!
    enfim, eu aposto que o Pedro gostou da sua carta também :) ah, e eu te marquei em uma tag! clica aqui
    abraços ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUUUUUUITO OBRIGADA!! fico feliz demaais em saber que minhas referências e inspirações estão sendo uteis para mais alguém, e essas artistas merecem todo o reconhecimento possível!! obrigada também pelo elogio a minha escrita, isso é muito importante pra mim :)
      obrigada pela indicação! eu conheço conta comigo e nem lembrava que a história era feita pelo escritor sakdoskadaps o filme que falei é Poderia Me Perdoar? Eu estou com o livro sadoksapok e meu novo plano é nunca mais devolvê-lo em troca de uma multa gigantesca sakdoaspsodk
      obrigada por marcar, vou responder hoje mesmo!!!
      abraçooooos!

      Excluir
  4. Olha a ladra de livros kkkkk
    Eu já roubei um da Anne Rice, e um do Conde de Monte Cristo.

    Amo demais Angélica Freitas, e amo seus jeitos de escrever cartas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. club das meninas que roubavam livros sadoksapdoksapas
      siim ela é demais!! e muuuuuito obrigada!!! <3

      Excluir