eu queria ser bonita e superstar


Ontem teve Festa da Zine. Melhor edição até agora. Terça a noite eu gastei o que vinha guardando e fiz uma coisa que realmente gosto e foi ótimo. É uma zine que é uma folha só, meio cartaz e  do outro lado, poema de retalhos. O formato veio de uma zine que peguei numa feira que é só uma folha A4 vermelha com vários poemas e escritos dobrada e o poema em si, veio de um exercício que fizemos na aula de texto semestre passado, de juntar falas de outras pessoas. Lembrei dele e comecei com a primeira coisa que ouvi quando decidi fazer.

  1. eu sei que eu nasci pra saber
  2. eu não sou como imagino
  3. vou dar um tempo,
  4. preciso distração
  5. as vezes cansa minha beleza
  6.  essa falta de sensação
  7. e de emoção
  8. cada um por si e
  9. Deus contra todos
  10. hey girl what you're gonna do?
  11. querida superhist
  12. repita comigo:
  13. "eu mereço lingeries novas"
  14. secretamente friday
  15. i'm in love
  16. ser esmagada por um piano
  17. que caiu do ultimo andar
  18. do edifício
  19. baby pare de querer
  20. e desejar you don't know me
  21. bet you'll never get to know me
  22. at all
  23. e vou assim
  24. e vou assim
  25. e venho assim
  26. uma cidade toda feita contra ela
  27. eu só minto na hora exata da mentira
  28. o jeito é acreditar:
  29. acreditar chorando
  30. mudei de ideia
  31. eu digo
  32. ate nunca mais
A ideia de tudo começou com fazer uma zine cartaz. A semana inteira minha prima anda falando como eu sou bonita, mas de uma forma que até me sinto mal de ouvir... e nesse dia mesmo ela olhou nos meus olhos e disse isso de novo e eu comecei a pensar em como me sinto constantemente horrorosa e penso como tudo seria diferente se eu fosse bonita, como se deve ser. 

Algumas coisas nesses últimos meses tem me deixado mais confiante com meu trabalho dentro e fora da universidade, e isso é bom e parece que essas coisas vão bem. Essa semana uma professora perguntou se queríamos estar na história da arte. Sim, eu quero demais! E me fez lembrar da Macabéa, que tem sido uma personagem constante nos meus pensamentos, e em como eu queria saber tocar algum instrumento ou só ter ritmo ou noção suficiente para fazer um barulho interessante. Ainda tem minha banda fictícia, conceitual com a Joana: Lucinha chupa-sangue. Seguindo na música tem esse desenho que acho que é do ano passado ou retrasado que fiz de uma foto do Sleater-Kinney, uma banda riot grrrl de 1994. 

O poema é quase todo de letras de músicas, que estava ouvindo na hora e que fui lembrando. Fiz sem pensar e no fim da folha, quando decidi que estava pronto, li e achei que era isso. Perfeito! Numerei cada frase para explicar a referencia de cada parte. 

1. Agora só falta você - Rita Lee
2. Pensamentos e anotações meus...
3-7. Fruto Proibido - Rita Lee
8-9. Anotação, acho que ouvi na rua
10. Hey girl what you're gonna do? - Jupiter Apple
11. Querida Superhist X Mr. Frog - Júpiter Apple 
      Descobri recentemente que Superhist é um remédio pra gripe, dor, febre, nariz entupido...
12-13. Frase que tem em uma vitrine do centro, e também inspiração pra uma música da Lucinha
14-15. Friday i'm in love - The Cure e pensamentos
16-20. Pensamentos e anotações; Edifício Baby é um prédio verde claro curioso que fica entre o campus central e o Instituo de Artes
20-22. You don't know me - Caetano Veloso
23-25. Tinindo trincando - Novos Baianos
26-29. A hora da estrela - Clarice Lispector
30-32. Mudei de ideia - Rosinha de Valença

Tudo isso também me recorda de uma entrevista do Tom Zé que vi uma vez (e nunca mais achei!!), onde ela conta que uma música, a qual não lembro, era toda roubada, porque cada verso vinha de outra música de outra pessoa. Viva a apropriação, a destruição e a criação!

6 comentários

  1. hahaha amei. o post e o poema! gostei também de você ter colocado as referências. estou há séculos pra ler a hora da estrela, mas ainda não li, quem sabe esse ano?
    https://ste-llar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o seu blog mesmo agora e gosto muito, vou acompanhar!

    ResponderExcluir
  3. gabes eu preciso que lucinha chupa-sangue saia do mundo das ideias e vire algo real!
    eu sempre fico chocada na sua criatividade e nas suas arterices <3 incrível como sempre

    ResponderExcluir
  4. isso é muito "roube como um artista" e, simplesmente, é algo incrível. acho fascinante como cada um pode reunir as referências que o cercam e criar algo totalmente novo e autêntico. eu gostei demais e gostei de saber as referências.
    curioso também isso da sua prima e os seus pensamentos. ontem eu comecei a chorar do nada, e uma das coisas que pensei quando tentei decifrar a tristeza repentina era sobre não me sentir bonita. esses tropeços que insistem em marcar nosso caminho, uma chatice.
    só sei que tornou especial ler o post justamente hoje.
    sua criatividade é sempre um abraço, gabes <3
    Any.

    ResponderExcluir