Ontem teve Festa da Zine. Melhor edição até agora. Terça a noite eu gastei o que vinha guardando e fiz uma coisa que realmente gosto e foi ótimo. É uma zine que é uma folha só, meio cartaz e do outro lado, poema de retalhos. O formato veio de uma zine que peguei numa feira que é só uma folha A4 vermelha com vários poemas e escritos dobrada e o poema em si, veio de um exercício que fizemos na aula de texto semestre passado, de juntar falas de outras pessoas. Lembrei dele e comecei com a primeira coisa que ouvi quando decidi fazer.
- eu sei que eu nasci pra saber
- eu não sou como imagino
- vou dar um tempo,
- preciso distração
- as vezes cansa minha beleza
- essa falta de sensação
- e de emoção
- cada um por si e
- Deus contra todos
- hey girl what you're gonna do?
- querida superhist
- repita comigo:
- "eu mereço lingeries novas"
- secretamente friday
- i'm in love
- ser esmagada por um piano
- que caiu do ultimo andar
- do edifício
- baby pare de querer
- e desejar you don't know me
- bet you'll never get to know me
- at all
- e vou assim
- e vou assim
- e venho assim
- uma cidade toda feita contra ela
- eu só minto na hora exata da mentira
- o jeito é acreditar:
- acreditar chorando
- mudei de ideia
- eu digo
- ate nunca mais
A ideia de tudo começou com fazer uma zine cartaz. A semana inteira minha prima anda falando como eu sou bonita, mas de uma forma que até me sinto mal de ouvir... e nesse dia mesmo ela olhou nos meus olhos e disse isso de novo e eu comecei a pensar em como me sinto constantemente horrorosa e penso como tudo seria diferente se eu fosse bonita, como se deve ser.
Algumas coisas nesses últimos meses tem me deixado mais confiante com meu trabalho dentro e fora da universidade, e isso é bom e parece que essas coisas vão bem. Essa semana uma professora perguntou se queríamos estar na história da arte. Sim, eu quero demais! E me fez lembrar da Macabéa, que tem sido uma personagem constante nos meus pensamentos, e em como eu queria saber tocar algum instrumento ou só ter ritmo ou noção suficiente para fazer um barulho interessante. Ainda tem minha banda fictícia, conceitual com a Joana: Lucinha chupa-sangue. Seguindo na música tem esse desenho que acho que é do ano passado ou retrasado que fiz de uma foto do Sleater-Kinney, uma banda riot grrrl de 1994.
O poema é quase todo de letras de músicas, que estava ouvindo na hora e que fui lembrando. Fiz sem pensar e no fim da folha, quando decidi que estava pronto, li e achei que era isso. Perfeito! Numerei cada frase para explicar a referencia de cada parte.
1. Agora só falta você - Rita Lee
2. Pensamentos e anotações meus...
3-7. Fruto Proibido - Rita Lee
2. Pensamentos e anotações meus...
3-7. Fruto Proibido - Rita Lee
8-9. Anotação, acho que ouvi na rua
10. Hey girl what you're gonna do? - Jupiter Apple
11. Querida Superhist X Mr. Frog - Júpiter Apple
Descobri recentemente que Superhist é um remédio pra gripe, dor, febre, nariz entupido...
12-13. Frase que tem em uma vitrine do centro, e também inspiração pra uma música da Lucinha
14-15. Friday i'm in love - The Cure e pensamentos
16-20. Pensamentos e anotações; Edifício Baby é um prédio verde claro curioso que fica entre o campus central e o Instituo de Artes
20-22. You don't know me - Caetano Veloso
23-25. Tinindo trincando - Novos Baianos
26-29. A hora da estrela - Clarice Lispector
30-32. Mudei de ideia - Rosinha de Valença
Tudo isso também me recorda de uma entrevista do Tom Zé que vi uma vez (e nunca mais achei!!), onde ela conta que uma música, a qual não lembro, era toda roubada, porque cada verso vinha de outra música de outra pessoa. Viva a apropriação, a destruição e a criação!
hahaha amei. o post e o poema! gostei também de você ter colocado as referências. estou há séculos pra ler a hora da estrela, mas ainda não li, quem sabe esse ano?
ResponderExcluirhttps://ste-llar.blogspot.com/
leiaaa é muuuito bom!
Excluir💘💘💘
ResponderExcluirgabes eu preciso que lucinha chupa-sangue saia do mundo das ideias e vire algo real!
ResponderExcluireu sempre fico chocada na sua criatividade e nas suas arterices <3 incrível como sempre
muuuito obrigada emy!! 💘💘💘 eu também quero muito muito muito que a lucinha seja uma banda de verdade, e quando isso acontecer vou falar muito aqui dokfopdfkodsk
Excluirisso é muito "roube como um artista" e, simplesmente, é algo incrível. acho fascinante como cada um pode reunir as referências que o cercam e criar algo totalmente novo e autêntico. eu gostei demais e gostei de saber as referências.
ResponderExcluircurioso também isso da sua prima e os seus pensamentos. ontem eu comecei a chorar do nada, e uma das coisas que pensei quando tentei decifrar a tristeza repentina era sobre não me sentir bonita. esses tropeços que insistem em marcar nosso caminho, uma chatice.
só sei que tornou especial ler o post justamente hoje.
sua criatividade é sempre um abraço, gabes <3
Any.
também acho mágico quando mil coisas diferentes se transformam numa outra coisa e ai vamos descobrindo as origens e o que tornou aquilo o que é... sempre quis ler roube como um artista! fico super feliz que tenha encontrado isso na hora certa e espero que se sinta bonita e uma super estrela, porque é o oposto do que o mundo quer e obedecer as regras esta sempre em baixa!! ofkopdskfp um super abraço e obrigada por compartilhar todos esses pensamentos comigo any 💘
Excluir