o perigo de colar lambes

arte por Miguel Gasparini

Era sexta-feira umas 23h da noite. Sábado aconteceria a manifestação contra o presidente (ew!), e eu, meu namorado e um amigo nosso, o Luís, estavamos preparando uma ação por causa do coletivo que eles organizam. A ação consistia em a gente colar uns lambes políticos para o ato do sábado. Eu já colei lambe antes, com outras temáticas e menores, e sempre é super tranquilo e tava tudo tranquilo e no fim nem aconteceu nada demais mesmo que na hora eu tenha ficado muito nervosa e muito o que eles vão fazer, isso não é nada demais!?

Nós já tinhamos colado vários e eram umas 23h e eu falei pra gente colar num poste bem grandão no meio da avenida, o Bruno disse que era ruim de colar lá porque é muito visível mas se eu quisesse era pra mim fazer e fiz. A gente tava se organizando na esquina, passando a cola, as bicicletas tudo ali e eu fui correndo ate aquela parte que divide a avenida, onde fica o poste e quando colei o cartaz tava de ponta cabeça, arrumei e ficou muito torto então ele foi lá e me ajudou a colocar reto e ficou passando o pincel com cola por cima. Eu olhava pro movimento do pincel no cartaz e ele disse "os porco chegaram", pensei "que piada!" e foi só levantar a cabeça que o carro tava ali colado na gente, passando um pouco, dando ré e estacionando de frente pra um prédio. Eu pensei: colar coisas num poste não tem nada demais! e pensei: como funciona fichas na policia? e falei: "vamo logo!" no que ele respondeu "não adianta mais" e continuou passando o pincel. Virei pra trás e o Luís indo embora, avisei e então nos voltamos pra esquina. Eu só queria sair logo pra qualquer lugar, os policiais desceram do carro e o Bruno organizou tudo com calma na mochila enquanto eu olhava em dúvida se esperava ele organizar tudo ou se só saia o mais rapido possível. A casa dele é ali perto. Segue ate a outra esquina e dobra, naquela quadra mesmo algumas casas antes fim. Tudo guardado, eu pedalei o mais rápido possível, largarmos tudo na frente de casa enquanto procuravamos a chave enloquecidos e olhavamos pro fim da rua esperando a viatura dobrar. Viramos a mochila e nada, a chave tava no bolso, entramos correndo, tomamos água e sentamos pensando que se eles quisessem de fato fazer algo já teriam feito. O rosto quente me lembrava do momento de calma ate o nervosismo chegar e pensar o que eles fariam? Provavelmente nada demais, e provavelmente nada que não desse pra fugir antes.  


PS: A arte foi feita por outro amigo meu e também ilustrava alguns lambes, mas não é o que colamos, nessa hora foi um da Marielle Franco. 

15 comentários

  1. que perigoo
    já saí pra colar lambes com minhas amigas uma vez, mas eram frases tipo "mais amor por favor", é uma das coisas que eu gostava de fazer quando ia dar um role no centro, mas fazer lambes contra o presidente é uma ideia muito boa, eu vou aderir ahsuahsuah eu amei, que bom que você ficou bem e conseguiu fugir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondendo aqui a pergunta que tu fez lá no meu blog, eu assisti estômago no mega hd filmes, mas se eu não me engano tem no telecine também, casa tu tenha.

      Excluir
    2. só assim pra enfeitar a cidade hoje em dia sokaspokdsapdoksa sim, colar lambes é boom demais tava com saudades!! obrigadaa vou assistir logo logoo

      Excluir
  2. meu deus, gabis!!! seu coração deve ter batido fortíssimo. que sinistro :( ainda bem que não rolou nada demais!!!! e ainda bem que vcs conseguiram :^D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiim!! eu literalmente senti eu mesma mudando de muito calma pra muito nervosa , ate parecia que o tempo tinha desacelerado e acelerado aaa foi muito loko e tivemos muita sorte mesmo!

      Excluir
  3. Que sufoco! Me desculpa perguntar, mas vocês todos eram brancos? Fico pensando em todos os casos de violência policial que nós vemos na internet/tv, e em como eles "parecem" escolher um tipo de pessoa específica pra perseguir e agredir... Enfim, eu ia ficar morrendo de medo também, ultimamente ando com medo até de escrever coisas na internet, a gente tá vivendo uns tempos muito esquisitos, e eu sou ninguém na fila do pão, se sumirem comigo ninguém vai dar falta rs morro de medo desse tipo de coisa, mas achei ótimo que vocês terminaram de colar o lambe assim mesmo, espero que tenha efeito em quem passou pra ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, nos eramos todos brancos e quando voltamos pra casa pensamos o que aconteceria se a gente não fosse, e isso é muito triste. eu não tenho medo com essse tipo de coisa, e mesmo depois desse acontecimento eu faria de novo fosdkfpdosfksp é um medo muito mais do momento e de como a situação fica depois, sabe? se tiver todo mundo nervoso tu tbm acavba nervosa e pensando mil teorias e chances de dar tudo errado. eu penso a mesma coisa aaa não sou ninguém!!! e o pessoal que tava comigo ate é mais "gente" que eu mas do que vale isso!

      Excluir
  4. eu tenho muuuito medo da policia (e ódio também), nunca passei por isso mas muitos amigos meus já levaram enquadro e "olhares ruins" sem nem ter feito nada, parece que a policia escolhe uma imagem pra perseguir (na verdade, é bem isso sdkfjsdf). fico feliz que todos vocês ficaram bem e conseguiram colar o lambe

    (bem fora de contexto, mas eu consigo imaginar isso acontecendo em um filme)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a policia é podre ugh!! eu nunca tinha passado nem perto disso, e pelo que sei ninguém que tava comigo passou tbm. é realmente é uma sensação, é um medo e angustia do que pode acontecer aa realmente, isso ia ficar muito bom no filme!!!

      Excluir
  5. caraaacaa gabri, que adrenalina. num faço ideia do que eu faria numa situação dessas mas te acho super corajosa só de estar nessa situ, sabe, muito foda a ação! queria ver uns lambes assim aqui pela minha cidade... a real é que nem ato local teve, como é região metropolitana de sp a galera optou por ir na manifestação da paulista mesmo. é meio triste andar aqui pelos bairros e não ver nada de movimentação nesse sentido, seu post deu uma indignada aqui: será que EU vou ter q começar uma intervenção urbana com lambes #foratucanos #fora17 e tudo o mais???!!

    ps.: saudades daquiii <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baaah que ruim :c porem seria muuito massa tu iniciar algo!!! se fizer por favor conta sobre!!! aqui onde eu moro só teve no centro mesmo mas a cidade é minuscula então nem sei se teria gente suficiente pra mais uma ação ao mesmo tempo odskapdokaspdok obrigadaaa!! é uma loucura e não da pra saber muito bem o que fazer na hora osksapdo é tudo na intuição do calor do momento (calor literalmente pq eu fiquei em chamas soakdospa)
      <3

      Excluir
  6. carai gabii, muito maluco quando isso acontece!!! teoricamente eles nem deveriam fazer nada, mas nesse governo qualquer ato que não bate palma pro governo genocida é visto de má fé. meus amigos já passaram pelo mesmo, colando lambe também, ainda bem que não rolou nada com vocês. :)) mas é sobre isso, parece pouco aos olhos de outrora, mas um papel pregado no poste incomoda e faz uma pequena revolução também.

    Marielle viveeeeeeee

    abraçoooo


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiim!! nem sei porque eles tavam vigilando as ruas, sinceramente, nunca tem policia por aqui e nesse dia tava cheio!! baah e ficou tudo bem com eles, deu alguma coisa? espero que incomode bastante mesmo!! uhuu

      Excluir
  7. esse comentário me deixou feliz sodksdjmsia era essa a sensação que eu queria passar mesmo, a mesma que senti naquele momento! que bom que consegui - mesmo na hora sendo terrível. siim, ficava nessa corda bamba de acontecer tudo ou nada. muito doido muito nervoso!! aaa obrigadaaa, super abraçoos!!

    ResponderExcluir
  8. Gabi do céu, pensei que no final você ia contar que foi levada no camburão! Aqui no Paraná tão prendendo até galo, já pensei o pior. Mas que bom que não deu ruim e vocês ainda conseguiram fazer uma coisa boa!

    ResponderExcluir