041: o melhor ano de todos



Era janeiro e eu sentia que esse seria o meu ano. Participei e organizei minhas primeiras exposições coletivas, mostrei trabalhos que me deixam contente, comecei o estágio, conheci muita gente boa, experimentei coisas novas, organizei e produzi outros eventos e projetos que realmente se tornaram realidade. Fomos até chamados para fazer uma fala num canal de TV local, que ninguém viu mas mesmo assim foi mais um sinal de que é o ano. E eu amo o curso que escolhi e de como tudo esta indo bem e espero um dia viver como em Sex in the city, mas melhor!! 

Eu e mais dois colegas começamos a organizar este evento voltado a videoarte, VideoArteShow. Ele surgiu com nossa vontade de fazer algo e esse algo acontecer. Um dos integrantes é aluno de História da Arte e também faz crítica de cinema, o outro também é das Artes Visuais e esta explorando muito o vídeo ultimamente, em 2022 nos fizemos Laboratório de Vídeo  juntos e foi lá que nos conhecemos. Esses nome foi só uma ideia que veio na hora quando criei o grupo e ai todo mundo gostou e ficou assim. Nos fazemos reuniões toda semana, normalmente no RU, quando precisa, na sala de cinema da universidade, onde um deles é bolsista e quando todo mundo tem tempo na minha casa. Nossa primeira exibição trazia o questionamento de o que é videoarte? e foi na Sala Redenção, a sala de cinema que falei. Foi bastante gente, inclusive professores muito queridos e todo mundo participou da conversa com os artistas presentes. Nos fizemos material de divulgação impresso e espalhamos por tuuuudo e no dia distribuímos 47 exemplares da zine com a programação. 47 porque esse é um dos números da sorte de um dos integrantes. Faltou zine, porque foi muita gente. A zine também virava poster e era tamanho A3. Foi sucesso, nem nós acreditamos!


Tirando todas as exposições e eventos de aula, organizei praticamente sozinha uma feira gráfica. Essa feira foi criada por uma das pessoas que trabalha comigo no estágio, e a ideia é que a cada edição uma pessoa diferente do curso de Artes Visuais fique responsável pela produção. Eu deveria ter escolhido minha equipe sabiamente, porque como aprendi na aula de Prossionalização e editais nesse último semestre, nós precisamos de uma boa equipe e de uma boa ideia na mesma quantidade. 


Estou de férias das aulas e estágio! Esses meses foram ótimos e muito corridos. Em nenhum momento eu assisti a um filme ou série ou liguei a televisão em qualquer canal que fosse. Também não fui no cinema e nem ao teatro e vivi pelo outro lado dos eventos cultuais. 

Anseio todos os dias por morar sozinha de uma vez. Não precisar mais dividir o apartamento. Acredito do fundo do meu coração que isso está cada vez mais perto de ser verdade verdadeira. Me sinto sobrando na minha casa natal, porque as minhas coisas não estão mais aqui e o que ainda resta esta encaixotado desde as chuvas do ano passado, quando o telhado do prédio estragou e até hoje não conseguiram resolver. Tenho me sentido meio ao léu. Odeio morar com minha prima, ela é insuportável. 

Porquês do melhor ano de todos:

⭐ Visitar casa demolida com os amigos
⭐ Mano passou duas semanas em Porto Alegre
⭐ Primeira exposição e edital: Panelinha!
⭐ Lomba abaixo
⭐ Produção de exposições
⭐ Festa da zine 3
⭐ Fui chamada para fotografar o Beirada (3!!)
⭐ Aniversário da Paula e Vi na Travessa e primeira vez no karaokê 
⭐ Muitos amigos e gente maneira
⭐ Faltou luz no Capitólio e conhecemos o diretor de Xis Coração
⭐ Bar em bar, festa da história, show do Junas onde todo mundo ficou doente sokdpofkds
⭐ Picnic Proibido e passeios com a Maria Ivone 
⭐ Redescobrindo a cidade
⭐ Aniversário da Bruna, mais gente legal e conhecendo o Pito (superestimado!)
⭐ Aniversário do Enrique - de volta a cidade grande
⭐ Primeiro show da Transmissão Beta!! com a Vica
⭐ Incontáveis jantares e almoços com os amigos do coração
⭐ Muita foto com a camera da Elaine
⭐ Primeiro VideoArteShow
⭐ Exposição da aula da Elaine e novos trabalhos
⭐ Apareci na TV local
⭐ Convite pra integrar um circuito com a VideoArteShow
⭐ Me reconheceram na rua
⭐ Sem Título (Feira II) deu tudo certo
⭐ Primeira vez comendo camarão (Muralha da China)
⭐ Diversão e tristezas que não vão embora
⭐ Poeminha recorte
⭐ Mil visitas e aberturas
⭐ Convites especiais e por enquanto secretos



PS: Talvez tenham mais, mas não me lembro. Desejo a todos o melhor sempre! 

2 comentários

  1. Parabéns pelos projetos realizados! Organizar um evento deve ser complicado; eu nem saberia por onde começar. Arte Visual é um assunto interessante, histórico e perene, então realizar feiras e eventos sobre isso é essencial para manter viva essa forma de expressão artística :)
    Que venham mais desses projetos pela frente!!

    ResponderExcluir
  2. Gabi!! Que post maravilhoso de ler, sua empolgação é muito contagiante :')
    Com certeza deve ser muito gratificante olhar pra todos esses acontecimentos e ficar contente consigo mesma por estar lá vivendo tudo isso. Organizar evento é uma loucura y um mix e emoções mesmo, muito legal o que disse dobre precisar ter uma equipe proporcional a ideia, vou anotar!
    Espero mucho que essas coisas incríveis continuem acontecendo pra você, que o resto do ano continue sendo bom e que o próximo seja ainda melhor. Quando eu for pro RS quero muito te encontrar!
    Beijinhos abracinhos

    ResponderExcluir