038: volta no tempo

2 de maio, quinta-feira, já fazia quase uma semana que chovia incessantemente e as aulas foram canceladas e a Casa de Cultura, onde faço estágio, foi fechada. Nesse dia eu voltei para Osório, que é onde moro de verdade quando não tenho aula, pensando que voltaria no domingo ou segunda, mas até agora não voltei e as coisas continuam fechadas e cheias de água e sem energia e um caos que tenho medo de testemunhar ao vivo.

Eu não gosto de voltar pra cá e ficar mais que três dias, porque essa cidade morreu pra mim. Todas as minhas recordações são meio sofridas, e todos os meus amigos de verdade estão em Porto Alegre comigo e temos o péssimo hábito de não vir pra cá nos mesmos fins de semana. Eu fico em casa, sem vontade de sair sozinha porque não tem nada pra se fazer aqui, todas as coisas precisam ser inventadas. Minha câmera fotográfica já esta sem bateria e eu não tenho como carregar. Teve um dos primeiros dias que fiquei tão irritada em ficar sozinha aqui que não conseguia suportar a existência da TV. Meu quarto está em reforma porque o prédio teve um problema na outra vez que choveu e estragou vários moveis, todas as minhas coisas estão em caixas a meses. 

Nessas semanas esta fazendo muito frio, e como todo mundo ficou desabrigado em Porto Alegre, a cidade aqui encheu. O centro tinha muitas pessoas, e dá para notar que elas não são daqui e isso me fez imaginar como seria se todo mundo de lá se mudasse para cá. Muitos amigos e conhecidos voltaram e até nos vimos sexta no bar que tem em frente a minha casa. Mesmo ainda tendo alguns amigos aqui muitas vezes quando saímos me sinto meio deslocada mas mesmo assim prefiro estar ali do que em casa. Sinto que minha mãe e meu irmão não suportam me ter por tanto tempo, e nem eu. 

Sinto saudade da liberdade quase inteira e de passear por ai e de ter o que fazer e de não ter medo. 

Ontem o Juan e Bruna, namorada dele, vieram nos ver e os pais do Enrique fizeram cachorro-quente pra gente comer na garagem. E antes disso passamos a tarde no salão de festas do edifício do Val tirando fotos e cortando cabelos e comendo bolo de chocolate. E entre isso fomos no mercado e compramos vinho, e ontem anunciamos que já deveria começar a temporada do quentão com gemada porque o frio está de doer e descobrimos que agora é proibido ficar no largo depois da meia noite.









Um comentário

  1. entendo muito todo o sentimento que você colocou aqui. sinto muitissimo por porto alegre e espero que as coisas melhorem logo, gabs

    ResponderExcluir