o que fazer durante a pandemia

 ilustração por NOU
Odeio odeio odeio esse vírus!  Quero que isso passe logo e tudo volte ao normal. Mesmo que todo esse reboliço seja terrivelmente emocionante já estou saturada de não ver nenhum dos meus amigos ao vivo, as prateleiras de supermercado vazias e as faixas para manter distancia dos balcões... Não aguento mais esse assunto o tempo inteiro! 
A unica coisa boa do corona vírus (não aceito que seja uma palavra só) é que muita coisa ficou de graça, e que estou procurando fazer coisas que não fazia normalmente. Estou indo bem nisso até. Mas uma hora ou outra sei que vou entrar em parafuso ou ficar muito deprimida e essa lista é para evitar que isso aconteça muito rápido.

Ler: no momento estou lendo A Garota da Banda, autobiografia da  Kim Gordon. A Amazon liberou vários eBooks de graça, tem quadrinhos, clássicos brasileiros e uns que nunca vi antes.
Também recomendo ler essas webcomics independentes: Brisa Errada e HQ de Briga.

Assistir filmes e séries que sempre quis ver: o Spcine Play também disponibilizou vários titulos nacionais de graça que podem ser assistidos através do Looke. 
Produções de lá que me chamaram atenção: Ana, Melhores Minutos, Reinvenção da Rua, Das Tripas Coração, Mar de Rosas, Doces Poderes, Feio, Eu? e Maré, Nossa História de Amor. 

Fotografar: documentar como estão sendo os dias durante esse tempo em casa, fazer desafios de fotografia como o Clicando Momentos da Cilis

https://mysticyouth.tumblr.com/Fazer cursos e aprender algo novo: muitos sites de cursos, marcas e profissionais estão deixando vídeos e conteúdos grátis como: Udemy, Faber-Castell, Olhar de Cinema, Stoodi... e grupos de artistas no Facebook e outras redes sociais.   

Jogar e conversar online com os amigos: desde quarta-feira todos os dias no fim da tarde eu e meus amigos nos reunimos no Discord para jogar Gartic, Stopots ou Skribbl, que é uma alternativa quando o Gartic fica muito travado, vi essa dica no blog da Zo.   

Se movimentar: ontem comecei uma rotina de exercícios que sempre ficava enrolando, corri, dancei, pulei, cantei e parei de me sentir tão sem vontade de nada. 

Cozinhar: aprender e inventar receitas!

Ver shows ao vivo, videoclipes, descobrir sons e fazer playlists: do dia 24 a 27 de março vai acontecer o Festival Fico em Casa BR, onde vários artistas brasileiros irão se apresentar virtualmente.

Correntes e desafios! Desenhar legumes, indicar artistas amigos, fazer desafios bobos e até mesmo criar um. Uma coisa muito legal é fazer o desafio do telefone sem fio de desenho: reúna gente que queira participar em uma lista ordenada e faça igual o telefone sem fio, mas ao invés de falar uma palavra faça um desenho. Uma pessoa começa fazendo um desenho (baseado em uma referencia misteriosa ou o que ela quiser mesmo), e passa seu desenho (ou uma foto dele) para a próxima da lista. Só pode olhar o desenho anterior que será a referencia para o seu, e passar o seu adiante, só pode revelar o desenho de todo mundo quando a ultima pessoa da lista tiver terminado. 

Brincar com bichinhos: meus gatos estão ficando malucos sem poder deitar no solzinho da varanda. 

Fazer listas: de livros lidos, filmes vistos, temáticas, que odeia, que gosta, de pessoas, de palavras, de amor, de tudo. 

Arrumar o quarto: mudar as coisas de lugar, jogar coisa fora, ver as coisas de outo jeito. 

Personalizar algo: pintar o rosto, cabelo, roupa, bordar uma camiseta, riscar a parede, fazer uma colagem, colar figurinhas por tudo...

Plantar: é uma solução para não faltar vegetais e me parece muito divertido, queria muito ter uma pequena horta em casa mas como moro em um apartamento não tem espaço para isso por enquanto. 

Aqui também tem a lista da Zo, com mais itens e coisas inspiradoras. Se também tiver dicas do que fazer me conta por favor!!!  Lave as mãos, não compre mais do que precisa e não frequente lugares com muitas pessoas.

PS: Estava pensando em fazer em um desses dias uma hora para jogar Gartic e conversamos no Discord, o que vocês acham? 

20 comentários

  1. Olá Gabi,

    Esse primeiro parágrafo da postagem descreveu exatamente como estou me sentindo também, verdade seja dita, a vida é muito mais emocionante quando temos compromissos e até mesmo algumas responsabilidades, elas fazem dos nossos dias mais movimentados e fazem as coisas andarem para frente.
    Também não aguento mais ouvir falar somente nisso o tempo inteiro, as pessoas continuam repetindo como se nós ainda não tivéssemos consciência de como a situação está, é importante se manter informado, a questão é que parece que as pessoas estão meio obcecadas em ficar falando disso como se fosse mudar algo, mas na verdade só deixa algumas pessoas até mesmo mais ansiosas com toda a situação...

    Bem, eu gostei bastante das dicas, tenho tentado ao máximo ocupar meu tempo fazendo as coisas que gosto, mas sempre caio no tédio depois pois estamos com mais tempo que o normal, né? Da lista, diria que eu já jogo online bastante com alguns amigos e com meu namorado normalmente, mas esses dias tenho jogado bem mais por motivos óbvios, rs. Achei sua ideia ótima, adoraria jogar com o pessoal da blogsfera, aposto que vai ajudar distrair um pouco nossa mente disso tudo por um tempinho c:

    Abraços,
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      dia XX da quarentena: ainda é fácil encontrar pessoas paranoicas e obcecadas em tagarelar sobre qualquer assunto relacionado ao vírus, as ruas andam vazias e a convivência com a família esta piorando. agora fora desse relato: é ótimo sair de casa, ir a escola, ver amigos, andar sozinha por ai, sempre gostei muito de sair e essa situação toda esta me deixando maluca. uma das melhores sensações do mundo é fazer tanta coisa num dia que no final tu ta super cansada e pensando nossa, parece que esse dia foi uma semana!

      que bom que gostou :) siim! as vezes parece só queria conseguir dormir mais para tudo isso passar logo e esse ócio forçado parar de me perseguir em tudo. estou bem contente que várias pessoas acharam o gartic da blogosfera uma ótima ideia, só não sei ainda como vou fazer para organizar um dia e hora e botar esse plano em ação. estou com vergonha doskaod

      abraçooos

      Excluir
  2. Eu tenho procurado atividades também! Engraçado que parece que todo mundo ficou mais agitado e produtivo depois de quarentena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossaaa siim! até eu mesma, to fazendo coisas que sempre ficava enrolando pra fazer mas queria muuuito. acho que é uma falta de opção das coisas costumeiras com a acumulação de novas oportunidades e realização de sonhos nunca alcançados doaskdoaskas

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro da Kim Gordon! E jogar gartic com pessoal daqui?? Tou dentrooo <3
    espero que estejas bem *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ler esse livro a uns 4 anos acho, e não encontrei para comprar nem nada, acabei baixando um epub de graça. Vou ver como irei organizar o Gartic, que bom que a ideia foi aceita! Estou bem, até o possível que é estar bem dentro de casa a tanto tempo. Também espero que esteja bem e que tudo isso passeeeee zapt!

      Excluir
  4. Olá Gabi!!!!!
    Eu achei uma coisa tão atenciosa essa sua listinha! Obrigada pelas ideias! Aproveitei para acrescentar alguns itens à minha lista! Fiquei com o coração partido só de imaginar a situação dos seus gatinhos :(
    Nossa vamos jogar gartic junto com a galera da blogosfera por favorzinho!!!!! Achei uma ideia genial!

    Obrigada pela inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oioioi Cilis!!!
      que ótimo que pude ajudar nesse tempo! eles já estão bem, e estão bem mais comilões dosakdo Vamos jogar sim sim sim, só estou pensando como falar com todo mundo para decidirmos a melhor hora e dia, tem alguma sugestão sobre isso?

      Obrigada obrigada, é sempre reconfortante te ver :)

      Excluir
  5. Oie! Eu tenho dormido bastante durante essa quarentena e lido também (e me identifico demais com sua vontade de voltar a rotina: acho que estou dormindo tanto pro tempo passar mais rápido).
    http://isabelpastel.blogspot.com/2020/03/sobrevivendo-quarentena-001.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Queria muito ter esse poder, sempre tento dormir quando quero que algo aconteça logo (algo que demore no caso). Estou com saudade de tudo, e espero que tudo fique bem conosco. :)

      Excluir
  6. oi, gabi!
    sei bem como se sente, também quero que isso passe logo pra eu poder abraçar as pessoas. enquanto não passa, o jeito é caçar coisa pra fazer... e tem coisa, hein? também tô com uma lista gigante, hahaha.
    tô tentando ver a situação pelo lado "positivo", tipo, talvez a gente precise desse tempo pra voltar pra dentro, de casa e de si mesmo.
    força pra nós! beijo! se cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá leticia!
      abraçar as pessoas, falar com elas fora de um microfone... todas essas coisas bonitas. tem muuuita coisa mesmo, adoraria saber sobre a tua lista! também estou, e adorei essa frase de voltar para casa e para si, faz muito sentido e acho que precisamos mesmo disso. tudo de bom pra tii :)

      Excluir
  7. Gostei muito das dicas..
    Eu estou aproveitando para fazer alguns cursos online, também baixei vários livros na Amazon, estou fazendo exercícios em casa com vídeos no youtube (tomara que vire rotina) e estou amando ficar com meus cachorros os dia todo.
    Acho que a pior parte é não ir visitar meus pais e avós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou fazendo exercícios e danças pelo youtube, é muito divertido e bom já que nem estamos se movimentando como normalmente, também espero continuar com isso depois. que bom que gostou e que esta tendo uma quarentena tranquila :) com certeza a pior parte e não poder ver as outras pessoas, mas espero que não passe de abril essa coisa.

      Excluir
  8. oi gabi!
    eu adoro muito o conceito de posts que a gente vê e pensa "como que eu vivia sem saber disso???" e esse definitivamente entra nessa categoria (ainda bem) :)))
    eu ainda tô tentando me adaptar a toda essa situação, ao mesmo tempo que quero tentar ficar bem e me sitrair de tantas coisas ruins e preocupantes eu fico muito incomodada de não participar ativamente desse cenário, sabe? eu sei que não tem muito o que a gente possa fazer além de seguir recomendações e prevenir contágio etc, mas é meio angustiante não poder ajudar diretamente... acho que o que me resta é sonhar um um levante-jovem-artístico-revolucionário em meio a tudo isso, ficaria muito legal nos livros de história, né? hagahghah
    mas eu gostei muuuuuuuuuito das coisas que você sugeriu, não conhecia várias delas e com certeza vou olhar tudo!! fiquei empolgada com o spcine play porque quero muito ver bastante filmes nesse período! outra plataforma legal que tá disponibilizando films de graça é a Tamanduá Tv, não sei se vc já ficou sabendo a essa altura. mas é um plataforma de filmes nacionais também, só que mais independente pelo que eu entendo. pra você assistir só precisa fazer o cadastro e colocar o cupum 'filmesemcasa', acho que você pode gostar porque essas coisas de produção independente me lembram muito você :))
    enfim, obrigada por compartilhar com a gente! também espero que tudo se resolva logo... se cuida, viu? abraços <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi biaa!!
      aaa também adoro e gostei muito desse nome dskaodkoskao é uma honra estar nessa categoria :D
      intendo sim, mas acho que não tem muito o que nos fazermos além de seguir as diretrizes básicas mesmo, e seria ótimo poder ajudar de alguma forma. um ato desse tipo seria incrivel!!! acho que seria interessante ter algo digital, já que o unico meio de se comunicar que não exige contato físico. será que alguma coisa por cartas seria perigoso? fiquei super inspirada com essa ideia :)
      fico muito muito muito feliz com isso!! já assisti um mini documentário do spcine mas quero ver mais coisas até marquei algumas jpa. esotu muito curiosa sobre o tamandua tv, não conhecia e já fiz meu cadastro com o cupom. também acho que vou gostar sdkaosaodk é muito o tipo de coisa que chama a atenção mesmo e pelo que vi tem bastante coisa interessante. obrigada por todo esse carinho em forma de comentário, fazia um tempo que não nos falávamos. também espero que tudo acabe logo. tudo de bom e um grande abraçooo!!
      <3

      Excluir
  9. gostei muito da lista, apesar de não estar conseguindo fazer muita coisa. ainda tô demorando um pouco pra entender tudo que tá rolando e toda mudança que isso causou na minha vida (e na vida das pessoas próximas). a única coisa que consegui fazer de fato foi voltar com o blog (e já tá me fazendo muito bem) e acho que isso vai ser um impulso para me inspirar e voltar a colocar coisas na minha rotina (como as séries, filmes, livros e etc) haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem, tudo tem seu tempo. as vezes estou super pilhada pra fazer as coisas, as vezes so algumas coisas e as vezes so quero ficar deitada fazendo altos nada. voltar a escrever já é uma super coisa, também tenho passado bem mais tempo por aqui e é otimo ler e contar e pensar sobre tudo isso que a blogosfera nos proporciona. espero que fique bem e tenha um tempo bem proveitoso!

      Excluir
  10. oi gabes, eu passei aqui bem rapidinho (desculpa, odeio fazer isso mas vou comentar sem ter lido o post) pra dizer que dá pra usar qualquer tema do together sem participar do projeto, desde que tu credite e coloque a fotinho dele no post! :)
    mais tarde eu comento certinho ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oioio tudo bem ;) muito obrigada por avisar, acho que vou participar durante o beda!

      Excluir