tudo o que você precisa saber para colar stickers

 um guia para iniciantes e entusiastas em intervenção urbana

adesivos em papel

É proibido? Sim, colar adesivos, pôsteres, lambes e tudo isso é ilegal mas grande coisa! A intervenção urbana perde significado se for legal perante a lei pois é uma forma de manifesto e expressão para quem não tem voz mas quer gritar. Muitas cidades possuem leis especificas sobre pixo, colagens e ate propagandas mas isso não impede nem mesmo as cartomantes e detetives Alines do bairro, logo não vai te impedir, não é?  

O QUE FAZER

É totalmente livre! O mais comum é fazer tags, assinaturas com teu nome ou apelido e também figuras que remetam a ti como personagens, ícones.. O negocio de assinar os lugares com stickers é como um jogo onde tu pode marcar lugares que já foi, frequenta... Acho muito divertido encontrar adesivos da mesma pessoa em vários lugares, como se fossem pistas de onde a pessoa já andou. Mas também pode ser algo mais político ai o bom é colar em lugares mais específicos que chamem atenção e atinjam o alvo. 

COMO FAZER

Não existe formula ou jeito certo, é preciso encontrar o seu estilo de fazer! Para um pontapé inicial indico os vídeos do Sheip que são objetivos e rápidos e uma lista de maneiras e dicas baseadas em como já fiz:

Folhas de papel adesivo (aquelas com aspecto de sulfite ou qualquer outra) e caneta esferográfica, acho que essa caneta vai durar mais na rua do que um marcador que desbota e derrete bem mais fácil.  PS: já testei com marcador de quadro e sobreviveu a dias super chuvosos!!

Papel contact transparente, folhas de oficio e qualquer material para riscar. Desenha na folha de oficio, recorta, mede uma área maior que o desenho no contact e recorta, ai é só por o desenho entre o contact e a folha de proteção pra facilitar quando for colar mesmo, assim fica como um adesivo de verdade.

Qualquer papel contact, marcadores permanentes, cola ou esmalte transparente. Essa forma não fica perfeita pois a finalização borra um pouco o desenho mas nada demais também. É só desenhar direto no contact, recortar e depois proteger com uma camada de cola branca ou uma base de esmalte e tcharam! um adesivo protegido do mundo lá fora. 

Adesivos feios (campanhas, propagandas), tinta acrílica e marcadores. O jeito mais barato é reaproveitar adesivos velhos e inúteis apagando o conteúdo deles com uma generosa camada de tinta e ai rabiscar a sua marca.  

 Imprimir diretamente em papel adesivo ou vinil! Da para fazer a arte a mão e digitalizar ou fazer diretamente digital, salvar em uma qualidade boa para impressão (300 ou 600dpi) e imprimir na gráfica.

ONDE COLAR

Postes de metal, placas (na frente a atrás), caixas de luz, de correio, prédios abandonados, lixeiras vidros... qualquer lugar onde a cola pegue. Deixe um rastro por onde passar, análise os outros adesivos colados pela sua cidade. Crie uma gangue de rua!!!

19 comentários

  1. adorei teu post, eu te acompanho nas redes sociais e sempre vejo que tu cola várias coisas pela rua e acho muito legal porque eu não tenho coragem de fazer várias coisas que tenho vontade, mas acho muito divertido de ver tu fazendo!! particularmente, achei que os de contact ficam muito bonitos por causa da estética, mas todos ficaram com uma qualidade tão boa que achei que eram todos digitalizados e impressos mesmo!! parabens, se um dia eu andar por osório vou adorar encontrar com as tuas stickers de gangue <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa nossa tem que fazer as coisas que tem vontade sim!! eu to desde os meios do ano passado morrendo de vontade e animação pra fazer essas coisas de intervenção urbana (vandalismo ajisdj) mas não fazia por medo, falta de companhia, bobice... e ai ia fazendo de vagarinho, vendo vídeos de gente fazendo, tutorial, preparando os desenhos, testando os jeitos até foi. recomendo super ir se animando aos poucos e fazer pelo menos uma vezinha pra dizer que já fez! também adoro os com contact,os dois jeitos ficam ótimooos! to muuito feliz pelos elogios e retornos e se vier pra cá algum dia me avisa ou me conta dos adesivos que achar!!❤❤❤

      Excluir
  2. aaaaaaaaaaaaaa amei o post gabi!! to doida pra começar a fazer também, obrigada pelas dicas! aliás, seus desenhos são massa demais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ebaaaaaaaaaaa uhuuuuu!! faz siim naluuu e mostra mostra mostra, to super ansiosa pra ver!! obrigaduuuu ❤❤❤ que bom que tá de volta hein!

      Excluir
  3. Amei o post, nunca fiz isso e confesso que agora deu vontade de fazer. Em um lugar aqui na minha cidade eu já vi vários e achei lindos!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz faz faz é muito divertido!! mostra depois como eles ficaram :)

      Excluir
  4. oi gabi!! já acompanho seu blog faz um tempo mas é minha primeira vez comentando aqui. amei demais o post e não vejo a hora de sair colando adesivos por aí, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! que bom que comentou se não a gente nunca se conheceria reciprocamente saodksapodk que bom que gostou, cola por tudo e mostra depois!! de nada, queria muito dividir isso tudo com alguém, e to animada pra ver os adesivos ;)

      Excluir
  5. Oi, Gabi ❤
    Eu adoro essa cultura de colar stickers e deixar a sua marca, eu e a minha amiga já passamos algumas tardes na faculdade fazendo adesivos. A gente comprava papel contact colorido e desenhava em cima com marcadores, ela fazia a tag dela para sair colando na cidade, ela também é grafitteira e já pintou em vários muros aqui da ilha. Eu já fiz adesivos de muitas formas, com papel adesivo e com contact transparente também, mas sem muita personalidade, só uns desenhos aleatórios para colar nas minhas agendas :)

    Os seus stickers são a coisinha mais linda, amei demais essa postagem e as fotos que você tirou.

    Amei saber que você quer trocar cartinhas comigo, podemos enviar uns adesivos de mimos também, me manda um e-mail (granadoisadora@gmail.com) com o seu endereço caso você prefira que eu envie primeiro, ou eu posso passar o meu caso você queira me mandar primeiro. Um beijinho, tô muito animada para essa troca de correspondência <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi isadora!
      aaaaaaaa que massaaa!! queria conhecer alguém graffiteiro ou pixador, deve ser ótimo ter companhia pra essas coisas. fiquei curiosa pra ver a tag dela e teus desenhos, com certeza devem ter ficado muito fofoos!! essa cultura é linda ❤
      obrigaduuu!! eu sai no dia mesmo que escrevi o post só para tirar elas pra cá sodksoapdka infelizmente to com um pc emprestado que não da pra instalar nada (pois não suporta) e só consegui fazer essa montagenzinha tosca no paint oksadosakd
      que booom que também esta animada :) podemos trocar siim e vou enviar o email já já!!
      beijos beijos
      ❤❤❤

      Excluir
  6. caraca guria tu me inspirou mt pra fazer isso!!!! agora quero começar a produzir os meus adesivos e deixar na mochila pra sair colando por aí. me inspirou, valeu ♥

    { florestalis.com }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uuuuuuhuuuu!!! é pra isso que eu escrevo iasjdioasjd eu sempre saio com eles na mochila ou no bolso mesmo, preparada para qualquer placa vazia B) me mostra quando fizer por favooooor

      Excluir
  7. Caramba, eu nunca parei pra pensar em colar. Mas sempre vejo aqui em SP.
    Adorei o post ❤️

    ResponderExcluir
  8. Oi, primeira vez no seu blog! Haha eu quero começar a fazer isso! Só que eu tenho vergonha... aaa mas eu quero. Vou fazer sim kkkk amei seu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláá y bienvenido!! faz simsimsimsim eu também tinha muita vergonha de fazer mas depois juro que ela vai embora, é só começar colando quando não tiver ninguém na rua e sair como se nada tivesse acontecido. obrigaduuuu ❤❤

      Excluir
  9. aaaaaaaaa fico imensamentemente entusiasmada em saber disso!! quero trazer mais tutoriais e coisas assim que eu estiver fazendo :D me anima mais sabendo que esta sendo interessante não só pra mim. São Paulo deve ser como caminhar em um mar de inspiração (é assim que eu imagino).

    abraçooos

    ResponderExcluir
  10. Quero um dia colar stickers com você pela rua!

    ResponderExcluir