o guia de como fazer um CD

filme: As Vantagens de Ser Invisível
Não escuto muito CDs pois não tenho um rádio que toque mp3, e não possuo muitos que goste. Queria ter mais o costume de fazer meus próprios CDs, escolher as músicas, o tema, fazer a capa, e me sentir como se estivesse em 1970 gravando uma fita para alguém baseado a minha coleção de vinis. Se eu ganhasse CDs feitos com carinho de meus amigos eu escutaria mesmo não tendo um rádio com mp3. 

Esse ano já fiz dois. O primeiro era um presente de aniversário, fiz com meu melhor amigo, nós escolhemos músicas que o aniversariante gostaria se conhecesse e outras que ela já gostava. Pensamos na capa, no nome, na parte de traz, nas músicas, na ordem. Intitulamos "Camisa de Florzinha", pois era a primeira opção de presente mas não encontramos nenhuma na cidade. O segundo, fiz sozinha. Pensei em tudo e mais ainda que da primeira vez, fiz quase tudo a mão, e tinha até um encarte. Esse era um presente que senti que precisava dar, não sei se já foi escutado. Eram coisas que queria dizer mas não conseguia, quase nunca consigo. 


não achei quem fez :c⭐ Para iniciar seu próprio mixtape é preciso antes de tudo decidir o objetivo, já que ele é como uma playlist só que de verdade. Pode ser indicações, músicas favorita, com algum tema, palavras que tu quer dizer, uma história a ser contada, músicas animadas e dançantes... 


⭐ Decida que músicas e sons irão compor a gravação, e se a ordem delas está coerente e harmônica. Antes de baixar e gravar as músicas sempre monto uma playlist de como seria o CD e ouço ela sem parar, mudando a ordem das músicas ate que elas combinem perfeitamente. Quando quero dizer ou contar algo invento uma ordem cronológica de forma que as canções se completem com a letra e possam ser interpretadas. É interessante gravar pequenas falas e sons, ou usar alguns que já existam entre as músicas ou no inicio e fim do CD.  

⭐ A pior parte: baixar as músicas. Prefiro  baixar o arquivo direto em mp3 do que converter de vídeos do YouTube, mas não é sempre que encontro tudo. Acho melhor evitar baixar apresentações ao vivo e clipes que tenham barulhos que não façam realmente parte da música. Quando tiver todo o material certifique-se que os dados do arquivo estejam organizados (nome, artista, ano, álbum...) pois isso ajuda a identificar o nome da música e da banda dependendo de onde o CD será executado. 


⭐ Gravar o CD é o momento mais fácil de todos, não precisa nem instalar nada apenas abrir o Windows Media Player, colocar o CD no driver,  arrastar as músicas na ordem (para manter a ordem definida anteriormente renomeie o nome do arquivo, não da música, colocando números antes do título), ver se esta como CD de Dados ou DVD (isso define o formato mp3) e clicar em gravar. Tcharam! O computador vai fazer um barulho estranho e depois cuspir o CD gravado :)





⭐ A arte da embalagem é arte! É importante saber as médias, e lembrar que a parte de trás tem duas dobras que ficam nas laterais (sempre esqueço). Da pra fazer só uma capa, ou transformar ela em um encarte com as letras, fotos e coisas que tenham a ver com o assunto (ou não). São inúmeras ideias que podem transformar a capa do, além dela também pode-se personalizar o próprio CD com marcadores permanentes e figurinhas.

19 comentários

  1. ahnão como não entrei aqui antes ;_______;
    quando você lê a pessoa escrevendo coisas do tipo "ahmais não ouço muito cd pois eu não tenho radio para tocar mp3" me sinto numa sacola de pão, porque eu não tenho mais nem cd (sobreviveu um do hino nacional mas ninguém merece) e fitas vhs sem o conversor aaaaaaaaa lagrimas jorram pelo meu cabelo. gostaria muito de ter amigos para fazer essas coisas, mas ne... alone aqui nesse quesito chamado gosto. agora vc me deu uma imensa vontade de fazer, vou fazer comigo mesmo, se não tem quem ai vai eu mesmo.

    E me diga que foi vc quem fez esses desenhinhos, pldms não me diga!~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dksaopdksaopdksdakdpo XD não tenho ideia de como funcionava o processo de gravar as fitas, mas tenho muita curiosidade. não fica triste, não, vai dar tudo certo se tu começar a fazer os próprios CDs mesmo que sozinho e só pra ti. acredito que ainda vão aparecer pessoas bem legais pra trocarem musiquinhas e desenhos de encarte contigo ❤ e quero muito saber como eles vão ficar :)

      fiquei meio na dúvida se é pra dizer ou não asodkdo mas fui eu que fiz siim!!

      Excluir
  2. qUE INCRÍVEL AAAAAAA MEU DEUSSS!!!!!!!!
    planejando fazer um cd pra ontem!
    que coisa mais incrivel serio. eu sempre tive um sonho de ganhar uma mixtape de alguém. achei incrível a ideia de gravar um cd (mesmo eu não tendo nenhum rádio que toque)
    adorei as ilustrações tbm, parabéns pela criatividade viu!
    aaaaa eu adoraria ver a arte que vc fez para os cds, posta depois pra gente dar uma olhada!!!
    bjs bjs bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa muito bom saber disso!! ❤
      também tenho esse sonho osdkaok da mesmo sem aqueles rádios legais ainda pra escutar o cd no carro, no aparelho de dvd e se não tiver saida pelo próprio computador, mas ai não é tão legal. muuuito obrigada ❤ eu ia por só que por enquanto não tenho foto nem nada de nenhuma :c vou tentar conseguir a atualizar aqui

      Excluir
  3. PUTS GRILA MINHA CASA TEM ZILHÕES DE CDS MAS POR QUE EU NUNCA ME PERGUNTEI COMO FAZER UM???? muito obrigada pela ideia Gabi! Além da ideia você me trás um guia prontinho pra fazer tudo certo? Vontade de beijar seu cérebro! São tantas possibilidades! Tantas ideias! Isso daria um ótimo presente pra um amigo que eu tenho! Você é maravilhosa, moça! Desde que te conheci te mando boas energias mas agora pegue meu estoque inteiro! Ainda perplexa com tamanha genialidade! (talvez eu esteja exagerando? com certeza. mas a minha mente está explodindo de empolgação. Obrigada!)

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada :) to super duper contente que se inspirou em fazer um ❤
      aaaa ceci tu é muuuito fofa >.< muuito obrigada pelo carinho, isso sempre me deixa feliz independente de o quanto eu estava triste antes :) também te desejo boas energias e tudo de bom, e sempre um presente de ver por aqui ❤❤❤

      Excluir
  4. Eu achava que a coleção de álbuns já estava sendo extinta em nossa sociedade. Eu sou um colecionador de CD's da minha artista preferida e inspiradora e isso me deixa muito emotivo,pena que não tenho um rádio mp3 próprio para poder ouvir. Eu estava até pouco tempo planejando montar meu próprio CD com as unreleaseds da Lana del Rey,tive coragem de criar minha própria capa e contra-capa.

    CAPA: https://i.imgur.com/1M2jYh5.png
    CONTRA-CAPA: https://i.imgur.com/gLMehX6.png

    Eu ia imprimir em papel fotográfico as duas capa e a arte do CD eu ia imprimir em papel adesivo que grudaria facil. Mostra pra gente como seus CD's ficaram!!!
    suéter azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostaria de ter uma coleção de LPs, porém não encontro muitos para vender onde moro. acho incrível saber que ainda a pessoas que colecionam coisas como CDs. que legal que já tinha essa ideia, e as artes estão muuito bonitas, se não soubesse que tu tinha feito iria achar que eram de um coletânea original dela. parabéns! espero que grave o CD e monte com as capas, vai ficar muito bonito. eu iria mostrar as artes por aqui, mas não tenho nem foto nem o arquivo (do primeiro que fiz digital), vou tentar conseguir e mostrar aqui sim!

      Excluir
  5. com toda as modernidades de hoje em dia, a gente acaba esquecendo do prazer que é poder ouvir uma música à moda antiga. eu ainda sou do tipo que gosta de comprar álbuns dos meus artistas favoritos e pôr o CD pra rodar, mas nunca tinha parado pra pensar em como é feito um CD e adorei poder entender como a coisa toda funciona, tu explicou muito bem :)

    1315pm

    ResponderExcluir
  6. caramba, gabi, que post sensacional! ahudhkaj
    não preciso nem falar a vontade que fiquei de fazer minha própria mixtape e enfeitar bonitinho a capa etccc aiai
    fiquei super curiosa em ouvir as suas, de verdade! já vi seu last.fm e acho seu gosto musical muito legal, tenho certeza que suas gravações também são ótimas. vamos trocar mixtapes pelo correio um dia!!!
    adorei as ilustrações também, seu traço é lindinho demais e esse amarelo... ahhh <3 você deve desenhar gatos muito fofos também, aposto minha vidinha (na moral).
    obrigada por compartilhar conosco esse ato de contracultura criativa e jovem (não entenda o "jovem" de forma pejorativa, tá? jovens são legais às vezes). VOCÊ É DEEEZZZ!!!
    beijo beijo

    ResponderExcluir
  7. eu já gravei centenas de cds em minha vida, mas nunca pensei em fazer uma mixtape. até fiz quando baixava músicas em 2006, mas não com intuito de capa, tema, presente... achei sensacional! porque estava me chateando por querer um player de fita k7, mas não precisa, se ainda temos a possibilidade do cd!

    um beijo, adorei seu tutorial e vou utilizar, com certeza ♥

    ResponderExcluir
  8. Amei essa ideia! Ia adorar receber um presente feito com tanto amor e cuidado. Tenho saudades da época em que costumávamos trocar CDs para conhecer músicas novas. Mesmo não sendo uma playlist, era uma coisa íntima, como se a pessoa estivesse te dando um pedacinho de tudo o que forma ela.
    Mesmo não tendo recebido nenhuma mixtape, você descreveu como fazê-la com tanto cuidado e carinho que eu quase senti como se fosse um abraço. Adorei a ideia e com certeza vou fazer para uma pessoa especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. GAROTA, NÃO BRINCA COM MEUS SENTIMENTOS!!
    EU FAZIA CD O TEMPO TODO ATÉ OS MEUS 14 ANOS AAAAAAAAAAAAA
    ahauhuahuahuhua infelizmente todos ficaram arranhados e joguei fora :c
    Mas amei seu tutorial bem estético e fofinho!
    Agora me sinto oficialmente velha uahuahua

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  10. olaaaaa eu sou a alone!
    acho que eu nunca comentei por aqui (to meio perdida, mas a gente supera).

    que tutorial amorzinho aaaaaa eu to apaixonada. minha prima fazia isso pra mim quando eu era pequena, ai ela colocava aquelas musiquinhas infantis topissimas (ALOOO XUXA E BALAO MAGICO) e eu achava bem incrível kdjakdja
    eu gostei bastante do seu cantinho e vou aparecer mais vezes por aqui (até vou seguir de novo, porque não aparecia teu blog pra mim não bicho, ou talvez eu seja louca e cega, não sabemos -qq).

    godibaaaaai

    ResponderExcluir
  11. Nunca fiz o meu cd, na verdade tenho o habito de comprar os cds dos cantores que curto mesmo não tento radio ou pc que ler cd rsrs Mas gostei muito da sua ideia, pois tem muitos cantores do youtube que curto que nunca lançaram um album

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Aaah eu sempre quis fazer isso quando eu era mais nova com minhas amigas, mas nenhuma delas estava muito a fim disso. Mas eu escrevia cartas embora nenhuma delas me respondessem :(

    Ainda sonho com o dia em que alguém vai querer trocar cd's e coisas feitas à mão comigo. Gosto de coisa tão simples, mas que o mundo parece já ter esquecido.

    Amei muito seu post e parece que temos a mesma linha de raciocínio na hora de montar uma playlist em cd. Geralmente estou fazendo isso com minhas músicas favoritas de cada ano agora, e eu meio que me auto presenteio hahaha

    ResponderExcluir
  14. Esse costume de presentear as pessoas com playlists me lembra o romance "As vantagens de ser invisível", que gosto bastante. Para mim, as partes mais legais do trabalho seriam organizar as músicas de forma harmônica e a criação da capa. Adoro fazer colagens! De fato, esse e um presente muito interessante.

    ResponderExcluir
  15. VOCÊ É INCRÍVEL MEU DEUS DO CÉU GURIA!!!! genial demais!!! milhões de abraços em ti!!!

    ResponderExcluir