querida kitty

Semana passada li o Diário de Anne Frank. Foi indicação da Iris, que me emprestou sua encantadora edição, a qual a capa é uma cópia do diário original. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas me esquecia dela em meio as estantes e prateleiras. Me surpreendi bastante com os relatos de Anne, pois ela viveu e passou por situações bem mais difíceis que eu, e mesmo assim me vi em muitas das cartas que ela deixou. Decidi guardar aqui as que mais gostei, e que se parecia comigo de alguma forma.

TERÇA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 1944
Uma das muitas perguntas que me incomodam é por que as mulheres eram, e ainda são, como inferiores aos homens. É facil dizer que isso é injusto, mas não basta; realmente gostaria de saber o motivo dessa grande injustiça!

Aparentemente os homens dominam as mulheres desde o inicio por causa da força física; são os homens que ganham a vida, geram crianças e fazem o que querem… Até bem pouco tempo, as mulheres aceitavam isso em silêncio, o que era algo estúpido, ja que, quanto mais as coisas demoram a mudar, mais estranhas ficam. Ainda bem que a educação, o trabalho e o progresso abriram os olhos das mulheres. Em muitos países, elas adquiriram direitos iguais; muitas pessoas, principalmente mulheres, e tambem homens, percebem agora como é errado tolerar essa situação durante tanto tempo. As mulheres modernas querem o direito de ser completamente independentes.

Mas não é só isso. As mulheres devem ser respeitadas também! Falando em termos gerais, os homens são mais valorizados em todas as partes do mundo; então, porque as mulheres não devem ter a sua cota de respeito? Soldados e heróis de guerra são homenageados e condecorados, esploradores recebem fama imortal, mártires são reverenciados, mas quantas pessoas veem as mulheres também como soldados?

No livro Men Against Death, fiquei chocada com o fato de que somente com o parto a mulher costuma sofrer mais dor, doenças e infortunios do que qualquer herói de guerra. E o que ela recebe por suportar toda essa dor? É jogada para o lado quando é desfigurada pelos partos, os filhos logo vão embora, a beleza desaparece. As mulheres, seres que sofrem e suportam a dor para garantir a continuação de toda raça humana, seriam soldados muito mais corajosos do que todos aqueles heróis falastrões lutadores pela liberdade postos juntos.

Não quero sugerir que as mulheres devem parar de ter filhos; pelo contrario, a natureza lhes deu essa tarefa, e é assim que deve ser. O que condeno é nosso sistema de valores e os homens que não reconhecem como é grande, difícil, mas lindo, o papel da mulher na sociedade.
Concordo totalmente com Paul de Kruif, autor desse livro, quando diz que os homens devem aprender a não pensar mais no nascimento como uma coisa inevitável nas partes do mundo que consideramos civilizados. Para os homens é facil falar – eles não suportão nem terão de suportar os fardos da mulher!

Acredito que no decorrer do próximo século, a ideia de que é dever da mulher ter filhos mudará e abrirá caminho para o respeito e a admiração a todas as mulheres, que carregam seus fardos sem reclamar e sem um monte de palavras pomposas!

Imagem relacionada
"[…] Uma voz dentro de mim soluça: “Veja só, foi nisso que você se transformou. Está rodeada por opiniões negativas, olhos desanimados e rostos zombeteiros, pessoas que não gostam de você, e tudo porque não escuta o conselho da tua parte melhor.” Acredite, eu gostaria de escutar, mas não dá certo, porque, se eu ficar quieta e séria, todo mundo acha que estou representando outro papel e tenho de me salvar com uma piada; nem estou falando da minha família, que presume que estou doente, me enche de aspirina e sedativos, sente meu pescoço e minha testa para ver se estou com febre e me critica por estar mal humorada, até eu não aguentar mais, porque quando todo mundo começa a me chatear, fico irritada, e depois triste, a parte má do lado de fora e a boa do lado de dentro, e tento achar um modo de me transformar no que poderia ser e no que gostaria de ser se… se não houvesse mais ninguém no mundo[…])

Resultado de imagem para anne frank photos
"[…]Para mim, é praticamente impossível construir a vida sobre um alicerce de caos, sofrimento e morte. Vejo o mundo ser transformado aos poucos numa selva, ouço o trovão que se aproxima e que, um dia, irá nos destruir também, sinto o sofrimento de milhões. E, mesmo assim, quando olho para o céu, sinto de algum modo que tudo mudará para melhor, que a crueldade também terminará, que a paz e a tranquilidade voltarão. Enquanto isso, devo me agarrar aos meus ideais. Talvez chegue o dia em que eu possa realizá-los![…]"

"[…]Bem no fundo, os jovens são mais solitários do que os adultos'. Li isso em algum lugar e ficou na minha mente. Até onde eu sei, é verdade. Então, se você está se perguntando se ficar aqui é mais difícil para os adultos do que para os jovens, a resposta é não, com certeza. Os mais velhos têm uma opinião formada sobre tudo, são seguros de si e de seus atos. Para nós, jovens, é duas vezes mais difícil sustentar nossas opiniões numa época em que os ideais são estilhaçados e destruídos, quando o pior lado da natureza humana predomina[…]"

Resultado de imagem para anne frank photos
"[…]Como posso me sentir triste enquanto isso existir, pensei, esta luz e este céu sem nuvens, e enquanto eu puder desfrutar essas coisas?

O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza.

Enquanto isso existir – e deve existir para sempre –, sei que haverá consolo para a tristeza, em qualquer circunstância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer consolo a todos que sofrem.

Ah, quem sabe, talvez não demore muito antes que eu possa compartilhar esse sentimento de felicidade avassaladora com alguém que sinta o mesmo que eu[…]"

"O melhor de tudo é poder escrever todos os meus pensamentos e sentimentos: se assim não fosse, já teria sufocado completamente."

22 comentários

  1. Esse é um dos meus livros favoritos.
    Adoro lê-lo, pois também me identifico com os escritos da Anne.
    No final eu sempre choro, inevitável.
    Adorei o post ♡
    https://noitecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tornou um de meus favoritos também!
      chorei, porque muitas partes manifestaram alguma lembrança ou sentimento, alguns bons e outros nem tanto
      sentir é incontrolável

      Excluir
  2. Coincidências: também li esse livro recentemente (mês passado), também era essa edição que imita a capa do diário original, também guardei comigo esse último trecho que você trouxe para o post.

    É uma leitura incrível, não é? Fico feliz por, apesar de todos os horrores pelos quais Anne passou, ela ter conseguido ao menos realizar (de certa forma) seu sonho de ser escritora, e de ser lida pelo mundo todo. Anne é uma denúncia da crueldade da guerra, mas é também uma maravilhosa fonte de força e inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (de intrometida aqui no comentário da Lari) Quantas coincidências aaa. Eu vim comentar por justamente compartilhar desse mesmo sentimento de "felicidade". Às vezes, com essa leitura, eu me pego pensando em como somos todos privilegiados por poder ler as palavras da Anne.

      Excluir
    2. acho muito legal coincidências, ainda mais as tão especificas assim ❤
      é sim uma leitura incrível! sobretudo por ela realizar seu sonho, mesmo com as dificuldades e situações lamentáveis. seria uma perda imensa se a vida toda de Anne fosse esquecida :c

      Excluir
  3. Estou louca pra ler esse livro, moça. A cada postagem que leio a respeito dele o meu desejo cresce ainda mais. Eu vi o filme mais nada se compara a o velho e amado livro, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não se compare mesmo. Não tinha certeza se realmente havia um filme, e agora que sei estou muito curiosa para saber como foi feita a adaptação. De qualquer forma, o livro deve passar com mais clareza todos os sentimentos de Anne.

      Excluir
  4. oi, gabi! como vai? :)
    aaahhhh, eu não fazia a menor ideia que ela tinha esse estilo de escrita. sou leiga demais porque só vi resenhas desse livro há um tempão atras, e 90% delas tratavam a Anne simplesmente como "uma adolescente durante a guerra", e eu não imaginava que ela escrevia sobre essas coisas como o papel da mulher na sociedade etc. não preciso nem dizer o quanto fiquei curiosa pra ler! jahsjskk tenho um exemplar que ganhei aqui, aquela edição pocket da capa branca, bem comum. quero ler assim que terminar 1 - dom casmurro e 2 - sinolesmsisi acontece (ambos estou lendo porque fui OBRIGADA por terceiros... aí de mim).
    gostei da sua seleção de citacoez, Gabi, não consigo nem escolher um treco favorito hahahah mas se fosse pra destacar algum, acho que "As mulheres, seres que sofrem e suportam a dor para garantir a continuação de toda raça humana, seriam soldados muito mais corajosos do que todos aqueles heróis falastrões lutadores pela liberdade postos juntos" é uma coisa bem importante, né?
    enfim, obrigada por cimoartilcom com a gente sobre sua leitura :)))
    com carinho, bia

    ✧・゚: *✧・゚:* bia e o mar *:・゚✧*:・゚✧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Bia ❤ bastante bem até, e tu?
      foi uma surpresa para mim também ver assuntos como esse, pois se tratando da época e da idade de Annie, são conceitos "modernos" e pouco discutidos. fiquei interessada sobre o que se trata esse segundo livro, pois não conhecia.
      não há de quê :) essa parte foi igualmente a minha favorita nesse dia. foi difícil pra mim escolher, depois que fiz escrevi aqui encontrei outras citações que havia marcado no livro sakdoak

      Excluir
  5. Essa edição do livro deve ser lindo. Eu o li e eu adorei tanto! Infelizmente o emprestei a minha mãe e o livro sumiu por aí. É uma obra incrível, e é incrível por ser tão simples e tão humana (e toda essa humanidade dá tal uma complexidade que se mistura com a simplicidade e deixa você encantado). Eu fiquei agora morrendo de vontade de reler, já que talvez algumas partes tenham se perdido em minha mente.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bonita mesmo! por esses mesmos motivos que fiquei tão apaixonada por ele ❤ é fantástica a maneira como é possível sentir, ou lembrar de ter se sentido com a Anne em algum momento da vida. espero que o reencontre e possa lê-lo!

      Excluir
  6. Queria dizer que eu amo esse livro demais, é um dos meus preferidos. Me senti totalmente a Kitty e fui a melhor amiga da Anne enquanto lia, você também teve essa sensação?
    Essa edição é maravilhosa né? A minha é com uma capa preta e azul que acho linda também, fiquei morrendo de vontade de reler depois da sua postagem. xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senti algo semelhante sim. a edição é linda, pesquisei para ver a azul e preta e é igualmente muito bonita! tornou-se também um de meus livros favoritos ❤ se tiver tempo releia sim!

      Excluir
  7. eu nunca, até agora, tinha tido vontade de ler este livro. mas o trecho a seguir me traduziu como nunca consegui:

    "
    O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza.

    Enquanto isso existir – e deve existir para sempre –, sei que haverá consolo para a tristeza, em qualquer circunstância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer consolo a todos que sofrem."

    obrigada por postar pedaços do livro, não fosse isso, passaria batido pela minha vida.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse trecho é muito bonito! me identifiquei com ele também, e me deixou feliz em um momento de tristeza :) obrigada a Annie por deixar seus sentimentos e pensamentos a nós ❤

      Excluir
  8. Se eu te disser que sempre vejo esse livro nas pratilheiras da biblioteca mas nunca me atrevo a pegar? Em uma outra escola da minha cidade,é obrigatório fazer resenha de livros que professores passam,temo que esse será um deles por ter muitos exemplares! Vi edições com capas diferentes e sempre tive o desejo de poder ler mas até agora não li...
    Já de inicio,gostei pelo simples fato dela expor sobre a masculinidade tentar ser maior pela força física. Será que eu já estaria apaixonado? Preciso ler urgentemente esse livro,urgentemente. Não sabia que ela mesma abordava todos esse temas! Estava falando essa semana sobre empoderamento feminino,e sim,defendo as mulheres sim,ninguém é melhor que ninguém. Chegou o tempo da graça.
    Gabs,vi que você já assistiu Submarine,você já leu o livro do tal? Se sim,pode me falar como ele é? Queria comprar mas fico meio assim,mesmo sabendo que é meu filme preferido ♡

    uma figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia assim que o ver se for possível!!! na minha escola só havia uma edição em inglês. também não sabia que ela estava tão a frente, e pelo que entendi, não havia muitas referencias com esses ideais. somos todos iguais mesmo, não consigo entender como algumas pessoas tem dificuldades com isso.

      infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler pelo motivo de: nunca encontro! não tem na biblioteca, ninguém que eu conheço tem, as livrarias, tanto físicas quando onlines, estão sempre em falta (ou tem e o frete é um absurdo). mas quero muito ler! a uns anos atrás vi um vídeo no youtube falando sobre ele.

      Excluir
  9. Faz muito tempo que quero ler esse livro e acho que esse post contribuiu pra não apagar a vontade de lê-lo. Por mais triste que a história da Anne seja, no final, não foi apenas uma história e ver todos os pensamentos dela escritos é demais. Eu gostei muito dos trechos que você colocou aqui e nossa, a Anne era incrível.
    E, Gabs, gosto tanto de vir aqui ler suas postagens, te admiro muito.
    E acho que já vou pegar O Diário de Anne Frank emprestado.

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que contribui! ela é sim incrível, mas algumas partes é mal-compreendida, como todo mundo em algum momento. a história dela é mais que uma simples história, é parte gigantesca da vida dela e de um trite acontecimento.

      fico muuuito feliz que goste ❤ também te admiro, e estou com saudade de ler tuas postagens!

      Excluir
  10. Eu estava lendo também esse livro em março! Ganhei em um sorteio num blog <3 <3
    Gostei tanto de ler, e me doeu tanto por ser real!

    ResponderExcluir