natal

O Natal só é magico quando se tem menos de 10 anos. As luzinhas, o brilho e a comida só se tornam especiais quando não se da pra tocar na ponta da árvore. Antes, todos os meus tios iam para a casa da minha avó, não importava onde eles morassem. Todos os meus primos ficavam a semana inteira na casa, e nós fazíamos apresentações depois da ceia, antes de trocar os presentes. As vezes eram teatros que minha avó organizava, e outras era uma pequena sessão de cinema com vídeo caseiro que um de meus primos tinha preparado durante o ano. Eu sempre era o anjo, mas só uma vez tive asas. 

Quando cresci, meus tios brigaram entre si. Alguns deles não vieram mais, e se mudaram para bem longe. Meus primos, eram mais velhos que eu e tinham coisas melhores pra fazer nessa data. Ninguém mais queria tirar os papeis do amigo secreto. Ninguém mais sabia escolher presentes legais. Ninguém mais fazia sobremesas. Ninguém organizava as apresentações. 

Em um desses, natais decadentes, ganhei um livro de minha avó. Era um livro cristão, e não é que eu não tenha fé ou tenha ideias niilistas. Mas não gosto de ler sobre isso. Eu queria gostar do presente, mas não era algo pra mim. Nunca li o livro. Acabei trocando por um exemplar antigo de Goosebumps. Me sinto cruel. Seria cruel também, nunca ler e não dar a chance para alguém que queira. 

No ultimo Natal, estava viajando com meus pais. Não ficamos acordados ate a meia noite. Não fizemos nada de especial. Não trocamos presentes. Foi  apenas mais um dia. E é triste pensar em como nunca mais vai ser como antes.  

16 comentários

  1. Eu entendo tão perfeitamente esse texto. O Natal nunca foi de fato comemorado aqui em casa, então acho que quando fiquei mais velha, não doeu tanto, mas continua sendo um tanto triste. É mais uma das coisas que perdemos quando ganhamos altura, não é? Uma merda mesmo isso de crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! crescer não é nem um pouco legal, mas mesmo assim eu tento aproveitar o melhor do dia como der, mesmo que seja só eu.

      Excluir
  2. Muita verdade, quando o tempo vai passando e a gente vai crescendo, a gente vai vendo que aquela imagem de natal era a que era/é vendida e que os nossos parentes compravam tão fortemente e entregava pra nós. A gente vai crescendo e vai vendo que não é bem assim e fica mal por isso, mas depois descobre que na verdade há também coisas boas, dar um novo significado ao natal é bem melhor do que comprar aquela ideia vendida <3
    beijo e adorei o texto
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é muito melhor nós mesmos criarmos nosso natal. Desde o ano passado eu e meus amigos nos reunimos em um dia alternativo ao dia 24, 25 para comemorar o natal somente entre nós. Não é como quando eu era pequena, mas me deixa um pouco feliz como na época.

      Excluir
  3. De fato, o natal costumava ser assim pra mim também e logo que cresci as coisas mudaram...
    Como você escreveu transmitiu bastante o seu sentimento, é bom ler sobre isso, geralmente as pessoas só falam das alegrias, presentes e família. Mas tenta curtir seu natal sozinha do seu jeito <3
    Espero que você tenha um feliz natal, Gabi <3 :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada Cece ❤ eu aproveitei tudo que deu, e espero que tu também tenha tido um ótimo natal!

      Excluir
  4. Poxa, entendi sua tristeza.
    Quando crescemos as coisas tendem a perder um pouco da mágica de quando somos pequenos. Como você tenha dito.
    Mas não se sinta assim. As coisas mudaram, mas elas melhoram um dia, mesmo que pareça que não.
    Mantenha a fé, e esperança dentro de você. Pois esse é um dos motivos do natal, manter dentro de nós uma luzinha de coisas boas. Mesmo que as coisas a nossa volta tente atrapalhar isso.
    Em fim, desejo-lhe um Natal feliz, de paz, e de sentimentos bons pra você <3.

    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que seja assim, e muito provavelmente com a maioria das pessoas. Sempre tento aproveitar o melhor das coisas que acontecem, e espero que o teu natal tenha sido ótimo!

      Excluir
  5. Nunca tive natal de verdade, minha família nunca comemorou. Esse ano passei com os familiares do marido da minha tia, foi uma comemoração bem vívida, eu gostei, e fiquei pensando como seria se todo ano tivesse algo daquele tipo na minha família.
    Deve ser muito ruim mesmo ver o natal morrendo, quando sempre se comemorou. Se algum dia você se casar e ter/adotar filhos, tenta reacender esses costumes, mesmo não acreditando nessa religião em si

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Que bom que aproveitou o natal, mesmo que com uma outra família. Espero que também consiga comemorar com a tua família ou amigos da próxima vez, afinal é uma época para estar com pessoas que amamos ❤︎

      Excluir
  6. é uma tristeza pensar sobre isso. nunca fui de comemorar de verdade o natal, e nesses últimos anos essa data é apenas mais um dia no calendário. eu fico meio pra baixo quando penso no natal, porque me lembra o quão distante é a minha família, mas eu já não me importo tanto com esse sentimento. eu penso que se eu quiser que esse seja um dia especial para mim, preciso ter alguma iniciativa mas esse ano eu não fiz nada de novo. era pra ser um dia especial, mas acabou se tornando só mais um. eu espero de verdade que esse espírito de criança algum dia volte, tanto para você quanto para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve voltar logo sim. Ser criança é a coisa mais legal do mundo, e o tempo é a coisa mais cruel de todas. Espero que no próximo ano suas ideias de aproveitamento natalinas sejam realizadas com sucesso! E que todos os dias sejam especiais ☆

      Excluir
  7. Compreendo sua tristeza. Ela é minha também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temos que aproveitar o melhor que der do nosso jeito :(

      Excluir